Informe da prefeitura sobre benefícios e auxílios concedidos no período de quarentena

Medidas anunciadas pelo Governo Federal:

1. Está em preparação um auxílio-emergencial que será pago a todos que não emprego formal, não recebam outros benefícios e tenham renda familiar inferior a R$ 3.135. Este benefício será de R$ 600 (ou R$ 1.200 para mães arrimo de família). Ainda precisa ser votado no Senado e informações sobre cadastro e pagamento devem estar disponíveis na semana que vem.

2. Este benefício é o mesmo de R$ 200 que seria pago antes, que foi aumentado. Ainda não começou a ser pago, portanto NÃO HÁ NINGUÉM AUTORIZADO A FAZER CADASTRO, PESSOALMENTE OU PELA INTERNET. Não clique em nenhum link, não receba ninguém em sua casa, provavelmente é golpe.

3. O atendimento presencial de quem precisa dar entrada no seguro-desemprego está paralisado. Quem precisa pode acessar www.gov.br/trabalho ou suporte.sp@sed.sp.gov.br.

Menidas anunciadas pelo Governo Estadual

1. O Governo pagará, a partir de 1º de abril, um vale de R$ 55 aos alunos carentes da rede estadual. Informações sobre quem vai receber e como serão divulgadas na próxima semana. Também não está sendo feita nenhuma espécie de cadastro no momento.

2. Consumidores que pagam tarifa social de água estarão isentos de cobrança no período. Também estão proibidos cortes no fornecimento de água, luz e gás enquanto durar a emergência.

3. O Banco do Povo abriu uma linha de crédito especial para empreendedores que oferecerá empréstimos de até R$ 20 mil, com carência de 90 dias. A prefeitura fará o atendimento a partir de segunda-feira para os interessados.

Medidas adotadas pela Prefeitura de Franco da Rocha

1. Todos os alunos da rede municipal que recebem o bolsa família, inclusive das creches, estão recebendo uma cesta de alimentos. 490 já foram entregues e o restante será entregue na próxima semana. A prefeitura vai entrar em contato por telefone para marcar uma hora para a pessoa ir buscar a cesta, evitando aglomeração.

2. Outros casos, de quem está fora do bolsa família ou não tem filho na escola, estão sendo atendidos no plantão da secretaria de ação social, nos telefones 4800-7497 ou 4800-7493. Tem muita gente ligando, se der ocupado, insista.

3. O vencimento de todos os tributos municipais, inclusive acordos, está adiado desde o dia 16 de março, enquanto durar o estado de emergência.

4. Muita gente está preocupada com aluguel ou outras contas com fornecedores. O recado é: estamos todos no mesmo barco. Se falta dinheiro em uma ponta, não vai ter na outra, e precisamos que toda a sociedade compreenda. Sabemos que é difícil, mas tente negociar com o seu locador. Vamos colocar em nossa página especial coronavirus.francodarocha.sp.gov.br alguns documentos que podem ajudar você a fazer isso.
Outras medidas estão sendo preparadas e serão informadas por aqui. A quarentena vai, inicialmente, até o próximo dia 7.

O sacrifício que todos estão fazendo agora é fundamental para salvarmos mais vidas.