Coronavírus: Parque Municipal Benedito Bueno de Morais receberá hospital de campanha com 40 leitos

O Centro de Observação e Triagem da prefeitura começou a ser construído nesta semana. A estrutura funcionará como um hospital de campanha, de caráter emergencial e provisório, e está sendo erguida no gramado do campo de futebol do parque municipal Benedito Bueno de Morais.

Com mais de mil metros quadrados e capacidade para 40 leitos, a unidade de saúde atenderá a população da cidade que for infectada pelo Coronavírus, oferecendo um espaço exclusivo para o acompanhamento dos pacientes. A previsão da prefeitura é que a estrutura esteja pronta na próxima semana.

A construção do Centro de Observação e Triagem faz parte das medidas emergenciais adotadas pelo Comitê de Emergência da prefeitura. O intuito é antecipar as ações e garantir atendimento à população, além de conter o avanço da covid-19 na cidade, que decretou estado de calamidade pública no último dia 23.

Procedimento para casos confirmados ou suspeitos

Atualmente o município tem um paciente confirmado de contaminação pelo Coronavírus, 1 caso descartado e cerca de 120 casos em observação.

Devido à grande demanda, o Instituto Adolfo Lutz, responsável por receber, examinar e diagnosticar as amostras coletadas dos pacientes, está demorando para divulgar o resultado dos exames feitos em todo o estado de São Paulo. No entanto, mesmo quando os casos são considerados suspeitos, as equipes médicas de Franco da Rocha estão adotando os procedimentos previstos para casos confirmados, que é isolamento domiciliar com monitoramento à distância pela equipe de saúde, para a necessidade de internação em caso de piora do quadro.

Outras medidas

Em uma transmissão ao vivo no Facebook feita na última quinta-feira (26), o prefeito Kiko Celeguim anunciou esta e outras medidas, incluindo a distribuição de uma cesta de alimentos às crianças da rede municipal cadastradas no Programa Bolsa Família.

O prefeito também reforçou a informação sobre o adiamento do vencimento de todos os tributos municipais sem a cobrança de juros e multa, inclusive em casos de acordos já realizados. A suspensão do atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais da cidade também prevalece, estes poderão atender somente por delivery. Consulte aqui o Guia de comércios.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior