Coronavírus: Veja quais são os primeiros sintomas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um estudo com 55 mil pacientes comprovadamente infectados pelo Coronavírus para definir os principais sintomas apresentados por essas pessoas.

As principais queixas foram febre, tosse, fadiga, tosse com catarro e falta de ar. Outros podem sentir dores pelo corpo, dor de cabeça, arrepios, vômito, nariz entupido ou diarreia. Alguns indivíduos também reclamaram de dor de garganta, além de perda de olfato e do paladar.

A recomendação é que ao apresentarem os primeiros sintomas, as pessoas devem iniciar o isolamento domiciliar por aproximadamente 14 dias, e nesse período, é necessário observar a evolução do quadro. Ao sinal de agravamento, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência ou a UPA 24h.

Para acompanhar os pacientes que têm dúvidas sobre o Coronavírus, a prefeitura lançou o Plantão da Saúde. O telefone 0800 484 8006, funciona todos os dias da semana, das 8h às 22h e conta com uma equipe de profissionais da saúde para atender a população.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior