Prefeitura de Franco da Rocha inaugura Hospital de Campanha na cidade

A prefeitura de Franco da Rocha inaugurou nesta terça-feira (7), o Centro de Observação e Triagem para auxiliar no combate à covid-19, doença causada pelo Coronavírus. A estrutura está localizada no campo do parque municipal Benedito Bueno de Morais e vai operar como um hospital de campanha no período da pandemia.

O hospital funcionará 24 horas por dia e tem capacidade para 40 leitos. No local, serão atendidos casos de baixa complexidade, ou seja, pacientes que apresentem sintomas leves a moderados encaminhados pelas Unidades Básicas de Atendimento (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou pessoas que procurarem diretamente o serviço.

A escolha do parque municipal para receber o hospital de campanha se deve à proximidade com a UPA 24h do município e com o Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho.

Cerca de 70 profissionais de saúde trabalham no local, onde haverá triagem e avaliação médica dos pacientes para que, dependendo do caso, recebem orientação de isolamento domiciliar ou a permanência em observação em um dos leitos da unidade, reduzindo os riscos de contágio.

O Centro de Obervação e Triagem também fará testagem para o Coronavírus por meio dos testes rápidos que já foram adquiridos pela prefeitura. A expectativa é que a Secretaria da Saúde também receba um novo lote do Ministério da Saúde. Inicialmente, a testagem será feita em profissionais da saúde e em pacientes com sintomas graves.

A secretária de Saúde Lorena Oliveira, informou em transmissão ao vivo pelas redes sociais que a decisão de montar o Centro de Observação e Triagem foi tomada em conjunto, pelo Comitê Emergencial da covid-19. “O comitê é composto por profissionais da saúde, médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, ou seja, uma equipe multidisciplinar que tem estudado o cenário regional e até mesmo nacional, para definir as ações tomadas pela Secretaria da Saúde”, detalhou.

“Observando o nosso cenário epidemiológico, vimos que a estrutura atual dos serviços de saúde da cidade não daria conta dos casos projetados para o município. Na UPA nós temos 36 leitos, dos quais 16 eles são de observação e a unidade tem caráter emergencial, ou seja, as pessoas atendidas na UPA recebem alta ou são encaminhadas para os serviços de maior complexidade, por isso, nós identificamos a necessidade da ampliação de leitos para casos que precisam de observação e acompanhamento”, encerrou a secretária.

Montado nos últimos dez dias, o novo equipamento emergencial de saúde conta com mobiliário recuperado do antigo hospital do Juquery. A reforma desses equipamentos é uma forma de economizar recursos a serem utilizados durante o período da pandemia.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior