Secretaria de Assistência Social reforça atendimento às pessoas em situação de rua durante a pandemia do Coronavírus

Neste período de pandemia do Coronavírus, a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem fortalecido o acolhimento à população em situação de rua do município. Entre as ações desenvolvidas, está o reforço dos espaços de higienização e alimentação para combater a disseminação da Covid-19.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), oferece atendimento e acompanhamento especializado às pessoas em situação de rua. O serviço funciona das 8h às 17h e disponibiliza local para banho e higienização de itens pessoais, roupas limpas, álcool gel e outros itens de limpeza, além de alimentação (café da manhã, lanche, almoço e jantar).

Os profissionais que atuam no Centro Pop trabalham para garantir que a distribuição desses itens seja feita em espaços ventilados, com a entrega de senhas, respeitando o distanciamento entre as pessoas e coibindo as aglomerações.

Segundo a diretora de Proteção Social da prefeitura, Luciane Mosca, o fluxo de pessoas em situação de rua que procuram pelo Centro Pop aumentou consideravelmente, sendo realizados, em média, 100 atendimentos diários.

Todos as pessoas que frequentam o local e que desejam seguir com o atendimento, são encaminhados à Casa de Passagem (onde podem permanecer por até seis meses). O serviço busca a reinserção social dos moradores, visando a garantia dos direitos do cidadão e da inclusão em políticas públicas. Funcionando 24 horas por dia, a Casa de Passagem também dá início ao processo de retorno dos moradores em situação de rua ao convívio familiar e oferece encaminhamento para tratamento de dependência química.

Luciane explica ainda que, caso as pessoas atendidas pela rede de assistência social apresentem sintomas de Covid-19, são encaminhadas ao Centro de Observação e Triagem da prefeitura, que funciona no parque Benedito Bueno de Morais.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior