Blog da Educação disponibiliza atividades para alunos da rede municipal durante o período de pandemia do Coronavírus

Neste período em que o mundo enfrenta a pandemia do Coronavírus, as atividades nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) de Franco da Rocha permanecem suspensas para preservar a saúde de colaboradores e alunos. Ainda não há previsão de retorno das aulas, no entanto, a prefeitura planeja a reorganização do calendário letivo sem que o aprendizado dos alunos seja prejudicado, cumprindo as horas-aula necessárias.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96, todas as escolas de ensino fundamental brasileiras deveriam ter, obrigatoriamente, um mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de aula. A pandemia levou ao cancelamento do mínimo de dias letivos, mas com as mesmas 800 horas de aulas.

Em Franco da Rocha há mais que o mínimo obrigatório: 1000 horas/aula em 200 dias letivos. Portanto, a mudança permitirá reorganizar o calendário e cumprir o previsto, ainda que as aulas demorem um pouco a retornar.

Os alunos das escolas municipais da prefeitura são crianças de 0 a 11 anos, e têm necessidades específicas de aprendizagem que exigem a mediação de um professor, com formação específica e condições para realizar o ensino. Esses fatores dificultam a possibilidade de aulas à distância para esta faixa etária.

Atividades disponíveis pela internet para serem feitas em casa

Pensando nessa situação atípica, a Secretaria Municipal da Educação, a partir da organização de cada escola, oferecerá semanalmente sugestões de vivências e atividades que as crianças podem fazer em casa. Entretanto, isso não funcionará como substituição ou reposição do conhecimento escolar. O material elaborado visa colaborar com a organização da rotina doméstica dos alunos, trazendo construção de conhecimentos em ambiente familiar. Este material ficará disponível no Blog da Educação, na aba “Escola Presente”. Acesse: blogdaeducacao.com.br/escola-presente.

Merenda escolar

Enquanto durar o isolamento social e a suspensão de aulas, a prefeitura continuará oferecendo complementação alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Estão sendo entregues cestas básicas para 4 mil crianças atendidas pelo programa Bolsa Família e estão matriculadas na rede municipal de educação.

Saiba mais sobre o Blog da Educação

O Blog da Educação é uma plataforma onde as equipes das EMEBs contam o dia a dia na escola, compartilhando atividades desenvolvidas com as crianças, processos de aprendizagem e todo um universo de descobertas e conhecimentos. No ar há quase três anos, o Blog é um meio para que os pais ou responsáveis pelos pequenos franco-rochenses fiquem por dentro da rotina dos filhos, e ainda acompanhem os projetos concebidas pelas unidades escolares.

Para os alunos e seus familiares, foram criadas as abas “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental” e “Pais e Famílias”, nas quais serão postados informes, atividades lúdicas, vídeos, mensagens, fotos e textos. Ações que poderão ser realizadas em casa e orientações aos pais e familiares, para que durante a quarentena, o espaço da casa possa contribuir para a continuidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Os profissionais da educação contarão com uma aba específica, onde serão repassadas dicas de estudo e reflexão sobre temas pedagógicos, denominada “Dicas Didáticas”.

É importante ressaltar que os materiais disponibilizados nesta nova seção são conteúdos especialmente enviados pelas unidades escolares e analisados por técnicos da Secretaria Municipal da Educação, os quais também compartilharão orientações e sugestões a alunos, pais/familiares e profissionais da educação.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior