Prefeitura inicia distribuição gratuita de máscaras de proteção à população

A prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde, iniciou nesta terça-feira (28), a distribuição gratuita de máscaras de proteção facial para a população franco-rochense. A ação aconteceu pela manhã na rua Dr. Hamilton Prado, no centro, e contou ainda com orientações de higiene para uso das máscaras feitas pelos servidores da saúde.

Desde o início da pandemia provocada pelo Coronavírus, ocorreu uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção, o que fez com que os itens se tornassem escassos no mercado. Por isso, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras caseiras.

Produzidas no Centro de Economia Solidária, por meio da Secretaria de Assistência Social, as máscaras de tecido são feitas por alunos dos cursos de Corte e Costura disponibilizados pela secretaria. A produção tem confeccionado cerca de 4 mil itens por dia. O projeto garante renda direta para cerca de 30 famílias e ajuda a proteger a população contra a covid-19.

Por que é importante usar máscara?

A medida de prevenção faz parte do combate ao novo Coronavírus, e segue as diretrizes da Ministério da Saúde, que orienta o uso para a proteção da população contra a propagação do vírus, criando uma barreira física contra gotículas contaminadas presentes no ar.

É importante ressaltar que o uso das máscaras deve ser combinado com a higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, além de outros cuidados, como evitar tocar o rosto, olhos, boca e nariz e o distanciamento de 1 metro em locais de maior circulação de pessoas.

É necessário seguir alguns cuidados importantes para o uso das máscaras caseiras, tais como:

– A máscara é individual, e não pode ser compartilhada com ninguém;
– A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, e devem ser trocadas depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração;
– Use as máscaras sempre que precisar sair de casa e, se possível, tenha sempre uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja quando precisar trocar;
– Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente – que pode estar contaminada;
– A higienização das máscaras pode ser feita com água e sabão ou água sanitária, o enxágue deve ser feito em água corrente. Deixe secar bem, em seguida guarde-as em local seguro, como um saco plástico, até a próxima utilização.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior