Prefeitura distribui máscaras de tecido para servidores que atuam nas ruas e cidadãos em situação de vulnerabilidade social

A prefeitura iniciou nesta segunda-feira (4), a distribuição de 50 mil máscaras de proteção para a população franco-rochense. No primeiro momento, os itens serão destinados aos servidores públicos que continuam trabalhando nas ruas e aos moradores em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal da Saúde recomenda o uso de máscaras em locais públicos e, para garantir a segurança e saúde dos munícipes, antes de tornar o uso obrigatório, a prefeitura vai oferecer esse equipamento de proteção para quem não tem condições de adquirir. Além disso, os agentes de saúde estão reforçando a importância do uso das máscaras para a proteção individual e coletiva, e assim educar gradualmente toda a população.

A produção das máscaras é feita pelos alunos dos cursos de corte e costura do Centro de Economia Solidária, que além de contribuírem para a segurança dos cidadãos, também possuem uma oportunidade de renda.

Confeccionadas em tecido na cor azul, as máscaras são estampadas com a bandeira de Franco da Rocha e possuem a indicação de “venda proibida”. As equipes da Guarda Civil Municipal e do Trânsito, que continuam diariamente atuando nas ruas, também receberão o material identificado por setor.

É importante ressaltar que já está vigorando na cidade o Decreto 2.891/2020, determinando que estabelecimentos comerciais que continuam funcionando, como mercados, farmácias, lojas de materiais de construção e postos de combustíveis, estão obrigados a fornecer máscaras e itens de higiene para todos os funcionários, para que sejam utilizados durante todo o expediente.

Confira algumas dicas para usar as máscaras de tecido com segurança:

– A máscara é individual, e não pode ser compartilhada com ninguém;
– A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, e devem ser trocadas depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração;
– Use as máscaras sempre que precisar sair de casa e, se possível, tenha sempre uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja quando precisar trocar;
– Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente – que pode estar contaminada;
– A higienização deve ser feita com água e sabão ou água sanitária e, posteriormente a máscara deve ser enxaguada em água corrente. Deixe secar bem, em seguida guarde-as em local seguro, como um saco plástico, até a próxima utilização.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior