Covid-19: Franco da Rocha alcança a marca de 600 pacientes curados, testou 78% dos notificados e tem uma das menores taxas de letalidade da região

Desde o início da pandemia do novo Covid-19 no Brasil, a prefeitura de Franco da Rocha tem adotado uma série de medidas para diminuir os impactos da doença para a população. Até o dia 17 de junho, às 16h30, o município já registra 618 pacientes recuperados, testou 78% dos casos notificados e tem uma das menores taxas de mortalidade da região, calculada em 8,52%. Ao todo, a cidade apresenta 1.615 casos negativos, 777 positivos e 68 óbitos confirmados.

O trabalho teve início antes mesmo do primeiro caso confirmado na cidade, com a criação do Comitê Emergencial da Covid-19, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Composto por uma equipe multidisciplinar de médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros profissionais, o grupo atua na elaboração de estudos para traçar as estratégias de combate à doença na cidade.

A secretária da Saúde, Ana Emília Gaspar, afirma que o conjunto de todas as ações e investimentos feitos pela pasta teve como único objetivo controlar a disseminação do vírus no município e oferecer atendimento e cuidado adequados à população. “Entre as nossas maiores medidas, podemos destacar a montagem do Hospital de Campanha, a contratação de leitos de UTI da rede particular e a compra de insumos para garantir a saúde dos trabalhadores da linha de frente”, detalha.

Hospital de Campanha

A partir daí as ações foram crescentes, como a criação do Hospital de Campanha, onde os munícipes com suspeita da doença tiveram à disposição um Centro de Observação e Triagem com estrutura completa para testagem e atendimento de casos de baixa e média complexidade. O hospital tem capacidade para 40 leitos e conta com 130 colaboradores para funcionar 24 horas por dia. A unidade já realizou 5.329 atendimentos e tornou-se um equipamento fundamental para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município.

Mais testes rápidos e contratação de novos profissionais de saúde

Para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo Coronavírus, a prefeitura adquiriu mais de 3.000 testes rápidos. Desde o início da pandemia, Franco da Rocha já realizou 3.175 testes rápidos e outros 1.707 do tipo PCR, feitos por meio de contrato com laboratório parceiro. O quadro de servidores da saúde do município também recebeu o reforço de 95 profissionais para atuar na linha de frente do combate à doença.

Ampliação de leitos de UTI

À medida que o número de casos avançava, a atenção da administração municipal se voltou para a necessidade de tratamento adequado para os pacientes que apresentavam a forma mais grave da Covid-19. E, a partir daí, foi firmada uma parceria entre os municípios da região com o Governo do Estado de São Paulo para contratação de 28 novos leitos privados de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Previna.

Acompanhamento e cuidado até a recuperação

Entre os profissionais que atuam no combate ao Coronavírus, está o núcleo de Vigilância Epidemiológica do município. O grupo mantém contato com toda a rede hospitalar da região, auxilia nas estratégias para controlar a doença, faz o levantamento de dados para os boletins epidemiológicos e cuida da coleta de amostras laboratoriais. Além disso, os servidores realizam um trabalho de monitoramento constante dos pacientes durante todo o ciclo da Covid, que inicia assim que os casos são notificados e continua até mesmo depois que os pacientes recebem alta. Os agentes também mantém contato com pacientes em isolamento para monitorar o estado de saúde de toda a família e repassar orientações para conter a disseminação do vírus.

Plantão de dúvidas e monitoramento à distância

Ainda no início da pandemia, a necessidade de distanciamento social e o apelo para que a população permanecesse em casa foram muito fortes e para ampliar as opções de atendimento médico à distância para pessoas com dúvidas ou suspeita da doença, a prefeitura disponibilizou um Plantão de Dúvidas para a Covid-19, no telefone 0800 484 8006 e aderiu ao aplicativo Monitora Covid, que permite monitoramento de casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica.

Horários estendidos nas UBSs

Proporcionar horário alternativo para quem precisa procurar uma Unidade Básica de Saúde foi uma das estratégias da prefeitura para evitar aglomerações nos serviços de saúde. Assim, algumas UBSs ampliaram o horário de atendimento até às 22h e passaram a funcionar também aos sábados.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury