Prefeitura promove ações para auxiliar idosos durante a pandemia da Covid-19

Mesmo com as atividades presenciais suspensas devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, garantiu atividades educativas e distribuiu alimentação para os idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso (CDI). A ação, preparada com carinho pela equipe, teve início em março e ofereceu toda a assistência necessária para combater a ociosidade e contribuir para o bem estar físico e mental dos frequentadores.

Para isso, os colaboradores visitaram a residência de cada idoso assistido, devidamente munidos de equipamentos de segurança individual (EPI), seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de distribuir o material necessário para a execução de exercícios, atividades artísticas e alimentação.

As visitas ocorreram de durante a semana, no período da tarde, sendo intercaladas entre pinturas, artesanato, desenhos com giz de cera, lápis de cor, tecidos para artesanato, videoaulas, leitura em conjunto e escrita de poesia.

Segundo, Luciane Mosca, Diretora de Proteção Social da prefeitura, todos os atendidos continuaram recebendo as refeições em casa e, parte do grupo, que está em situação de vulnerabilidade social, recebeu um ticket alimentação no valor de 60 reais.

Ainda de acordo a diretora, o intuito da ação é continuar possibilitando ao grupo de idosos tarefas construtivas para o dia a dia, visto que, o CDI tem a finalidade de viabilizar autonomia, inclusão social e a melhora de qualidade de vida das pessoas idosas.

As atividades na unidade estão previstas para retornar na próxima semana, dessa forma, todos os cuidados de proteção serão tomados para que os frequentadores possam voltar em segurança.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Equipe de Assistência Social