Prefeitura abre as portas do abrigo emergencial e amplia vagas de acolhimento às pessoas em situação de rua

Com a chegada do inverno, as equipes da Secretaria de Assistência Social da prefeitura redobram os cuidados para acolher aqueles que, por alguma razão, não têm onde dormir. Com isso, pelo quinto ano consecutivo, foi montado o abrigo emergencial de inverno no espaço esportivo Ginásio Carlos Vicente Ferreira, conhecido como quadra do Cruzeiro, para homens e na Casa de Passagem, situada na Vila Bazu, para as mulheres.

O serviço é administrado pela instituição CTEC (Centro Terapêutico Educacional Cristão), instituição sem fins lucrativos, que conta com mais de 20 anos de experiência na área e é especialista no acolhimento e garantia de bem-estar às pessoas em situação de rua e dependência química.

De acordo com a diretora de Proteção Social da prefeitura, Luciane Mosca, o serviço de abrigamento emergencial ficará disponível durante três meses, sendo que neste ano há maior capacidade de amparo. “Frente à pandemia que estamos vivenciando, o ginásio foi escolhido pelo amplo espaço físico a fim de garantir o distanciamento seguro entre as pessoas e ampliação do número de vagas”, disse.

Ao todo, serão atendidas 60 pessoas, sendo 50 homens no ginásio e 10 mulheres na Casa de Passagem. Ambos os equipamentos dispõem de profissionais capacitados para garantir atendimento adequado aos frequentadores, sendo um coordenador geral, um assistente social, um auxiliar de serviços gerais, quatro monitores, além de profissionais de saúde, como técnico de enfermagem e médico.

Seguindo os protocolos sanitários para a Covid-19, a Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria da Saúde, também realiza atendimento especial aos amparados pelo serviço de abrigamento. Para isso, serão aplicados testes rápidos para detecção da Covid-19 e de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Acolhimento e solidariedade

Os portões do abrigo emergencial abrem às 18h e, ao chegarem, os moradores recebem kit de higiene pessoal e roupas limpas. Em seguida, são encaminhados para o banho quente e seguem paro o serviço de atendimento com a assistente social. Na sequência, recebem o jantar, e dispõem de um horário livre para recreações e lazer antes de dormir.

No dia seguinte, é servido o café da manhã, das 6h30 às 8h. Após esse horário os moradores podem optar por permanecer no abrigo, na intenção de participar das atividades educativas aplicadas pelos monitores, ou sair e voltar para o almoço que é ofertado no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), a partir das 12h.

O Centro Pop é responsável pela abordagem das pessoas nas ruas, orientando e encaminhando os moradores a procurarem o abrigo emergencial. Também são acolhidos pessoas encaminhadas pelas UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Doações

O abrigo está precisando de doações de materiais diversos e, em razão da pandemia da Covid-19, é necessário que os donativos sejam novos. As doações podem ser encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Bernardino dos Passos, n° 72b, Jardim da Jabuticabeiras.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).