Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado passa por reforma e ampliação

A Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado, localizada na avenida dos Coqueiros, está passando por um processo de reforma que prevê ampliação das salas, implantação de acessibilidade e aumento do acervo. O projeto, criado pela Secretaria da Cultura e Secretaria de Infraestrutura e Habitação, visa oferecer aos usuários, de forma gratuita, espaços para leitura, música, arte e cultura.

Dentre as mudanças estabelecidas para o prédio estão a ampliação de todo a área do terreno, um novo espaço para apresentações de música, contação de histórias, dança, novas salas de conferência e administração. A biblioteca ainda contará com uma sala exclusiva para o acervo do Museu Osório César.

Uma das maiores preocupações da pasta é oferecer uma edificação acessível às pessoas com deficiência ou necessidades especiais, por isso, será demolida parte do imóvel para reforma e construção de banheiros com acessibilidade, além de áreas mais amplas e integradas para melhor distribuição de áreas de acervo, pensando na inclusão e acesso universal dos frequentadores.

O acervo também receberá mais 1.300 títulos novos, dentre eles estão gibis e mangás para atender a demanda da nova geração. Outra novidade, é que a biblioteca ganhará um espaço kids com brinquedoteca e gibiteca.

Estão previstas ainda, telhas termoacústicas e forro para conter ruídos externos e superaquecimento, além de ar-condicionado para equilíbrio da temperatura interna.

A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano.

Texto e foto: Thainara Paulino