Prefeitura dá continuidade em obras de canalização de córregos no município

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, avança nas obras de canalização do córrego da rua Rio Formoso e na urbanização do córrego da rua Alexandre Magno.

Iniciada em agosto de 2018, a obra de canalização da rua Rio Formoso, que corta a Vila Bazu e o Jardim Alice, tem como objetivo estabilizar as margens do córrego para conter seu processo de erosão, que se caracteriza pelo desgaste e sedimentação do solo, gerando um impacto em todo o sistema de drenagem. Essa contenção melhorará todo o sistema de águas, conseguindo assim, minimizar o histórico de enchentes do local.

Para essa canalização, a equipe de Infraestrutura, incluiu no projeto um muro de contenção para solidificar o entorno do córrego. Será desenvolvida ainda, a pavimentação asfáltica da via para criar interligações entre as ruas Tomás Antônio Gonzaga com a Joaquim Duarte Machado e Rangel Pestana.

Com previsão de entrega para agosto de 2020, a obra visa melhorar a mobilidade urbana do local, modernizando as redes de drenagem de água para o córrego e levando mais segurança e conforto para os moradores.

Na rua Alexandre Magno, no Jardim dos Reis, as obras de urbanização do córrego foram iniciadas em abril e a finalidade é aumentar a capacidade de vazão do córrego e aprimorar o sistema de drenagem e captação de águas pluviais, criando escadarias hidráulicas e aumentando as bocas de lobo do local.

Além disso, o projeto abrange o plantio de grama e reconstruções de guias, sarjetas e calçadas nas imediações do córrego.

A obra está prevista para ser entregue no final do mês de agosto.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior