Compre de quem faz: Boutique Social e Café Carlito oferecem opções de presentes de Natal

O clima de Natal já tomou conta da cidade, e para quem ainda está à procura dos tradicionais presentes e lembrancinhas para amigos e familiares, os espaços de comercialização do Programa Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária de Franco da Rocha prepararam uma série de opções especiais para agradar a todos os gostos.

Confira algumas opções de presente.

A Boutique Social, localizada no shopping da cidade, e o Café Esquina do Carlito, que fica em frente à estação de trens da CPTM, disponibilizam uma grande variedade de artesanatos, bolsas, caixinhas organizadoras, esculturas religiosas, pinturas em tela, cosméticos fitoterápicos, máscaras de pano, além de deliciosas geleias naturais feitas com frutas da época.

Entre as opções também está a famosa Juca Beer, a primeira cerveja artesanal social do Estado de São Paulo. Criada no projeto “Juquery Art Vila”, a cerveja é produzida pelos participantes do projeto, em três versões: pilsen, IPA e weiss.

Além disso, o Café Carlito conta com um cardápio variado, que oferece desde o cafezinho simples a lanches mais elaborados e sobremesas artesanais, tudo preparado pelos empreendedores sociais. O horário de funcionamento do Café é de segunda a sábado, das 8h às 18h; a Boutique Social está aberta todos os dias da semana, das 9h às 21h.

Pioneiro na região, o Programa de Fomento à Economia Popular e Solidária, organizado pela Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo incentivar uma nova lógica de desenvolvimento econômico, social e cultural que possa incluir, formar e gerar renda para as famílias assistidas nos programas sociais para organizá-las para a gestão democrática e coletiva de empreendimentos econômicos solidários.

A iniciativa promove uma nova forma de consumo, mais consciente e responsável, que aproxima quem produz e quem compra. Ao adquirir os produtos vendidos pelo projeto, o consumidor apoia o trabalho de grupos de empreendedores formados, em sua maioria, por mulheres, que constroem autonomia, sustentam suas famílias e movimentam a economia local, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Cesar Iury