Franco da Rocha anuncia plano de vacinação contra a Covid-19

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, estruturou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo, inicialmente, é imunizar o público-alvo definido pelo cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI), composto por grupos com maior risco de desenvolver complicações e a população mais exposta ao vírus.

Seguindo o cronograma do PEI para Imunização, na primeira fase, programada para iniciar no dia 25 de janeiro (data que ainda será confirmada pelo governo do estado de São Paulo) serão vacinados profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos de idade. Em Franco da Rocha, o público-alvo da primeira etapa é composto por 27 mil pessoas, 10 mil trabalhadores da saúde e 17 mil idosos.

Para evitar aglomerações, a Secretaria da Saúde montou um esquema especial de imunização, confira abaixo:

– as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município funcionarão com horário estendido, de segunda a sábado das 8h às 18h;

– para os profissionais da área da saúde, será disponibilizado um posto de aplicação na academia da saúde, localizada no parque municipal Benedito Bueno de Morais, operando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h;

– preferencialmente, as pessoas do grupo de risco terão imunização no modelo drive-thru no qual não é necessário descer do carro para receber a dose, disponível na FATEC, na rua Nelson Rodrigues, s/n – Pouso Alegre;

– haverá vacinação domiciliar para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, onde o paciente pode ligar para a UBS mais próxima da sua casa para agendar a visita de um agente de saúde. O público que necessita desse serviço já está identificado previamente, de acordo com nossos atendimentos do Programa Saúde da Família e a campanha de vacinação contra a gripe.

Clique aqui confira o endereço e telefone das Unidades Básicas de Saúde.

Documentos para a vacinação

Trabalhadores da saúde precisam apresentar a carteira do conselho de classe (CRM, Coren, e outros), crachá ou holerite, acompanhado de documento de identidade e CPF OU CNS; já os idosos têm que portar documento de identidade com foto (RG ou CNH) e CPF ou CNS.

A vacina

O imunizante aplicado é composto pelo vírus inativado do novo Coronavírus, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável por grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (SUS).

É importante ressaltar que o SUS funciona com responsabilidades compartilhadas entre união, estados e municípios e, quando se trata de vacinas, os governos federal e estaduais cuidam da pesquisa, produção, aquisição, controle de qualidade e distribuição. A responsabilidade do município é aplicar a vacina; como já tem sido feito nas campanhas contra febre amarela, sarampo, H1N1, gripe, entre outras.

Para iniciar a vacinação, a Secretaria da Saúde de Franco da Rocha conta com 25 mil seringas, agulhas e caixas para perfurocortantes. O governo do estado de São Paulo comprometeu-se em entregar, em tempo oportuno, quantidade de insumos adequados para a vacinação. Porém, para garantir a imunização de toda a população da cidade, a prefeitura já iniciou o processo de licitação para compra de mais insumos.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior