Guarda Municipal de Franco da Rocha terá reforço de 20 novos agentes

Nesta semana, aconteceu mais uma etapa do concurso público que irá reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha. Serão incorporados 20 novos agentes para atuar no combate à criminalidade, à violência e preservação da ordem.

A iniciativa da prefeitura é parte do plano de investimentos na segurança municipal, que inclui a valorização dos agentes, aquisição de novas viaturas, ampliação da sede da GCM e a mais recente Secretaria de Segurança Pública, anunciada no início do mês pelo prefeito Dr. Nivaldo Santos.

O concurso para os novos servidores é composto por cinco fases, sendo a primeira, aplicação da prova objetiva com questões de múltipla escolha e a segunda, um teste de aptidão física, cujo resultado foi divulgado no último dia 11.

De acordo com o comandante da GCM, Elias Domingos, durante o curso de formação, com carga horária de 616 horas, são ministradas aulas de Funções e Atribuições das Guardas Municipais; Ética; Direitos Humanos; Prevenção e Combate à Incêndios; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Armamento e Tiro; Defesa Pessoal e Noções de Sociologia da Violência, Homofobia e Movimentos Sociais, entre outras disciplinas.

“O início do curso está previsto para ocorrer no mês de março. Nós estamos com 50 candidatos habilitados para a próxima fase, entre eles há 40 homens e 10 mulheres”, destacou. “As demais etapas abarcam teste de direção veicular, exame psicotécnico e investigação social. Após a aprovação, os futuros agentes seguem para o Centro de Formação, onde receberão orientações e treinamentos necessários para aptidão da profissão”, revelou o comandante.

Secretaria Municipal de Segurança Pública

A secretaria foi instituída pela nova gestão municipal e está diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito. Suas principais atribuições baseiam-se em estabelecer políticas públicas de proteção aos bens, serviços e instalações municipais, bem como a criação de programas e projetos comunitários para a população. Ainda compete à nova pasta, o trabalho em conjunto com a fiscalização de comércio, a Guarda Civil Municipal e a central de monitoramento do município.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva, os planos para a nova gestão incluem montar um banco de dados contendo informações e fotos importantes relacionadas à segurança municipal, bem como criar mais programas como o GAEP (Grupo de Ações Educativas e Preventivas) para prevenção às drogas e o combate à violência contra a mulher.

Conhecido como Jota, Dorival é bacharel em direito, policial militar há 32 anos. Trabalhou como gestor de monitoramento na prefeitura e ministrou cursos de técnicas de abordagem a pessoas e veículos, regras de conduta e de segurança, condução de pessoas, entre outras táticas utilizadas no trabalho dos agentes da cidade.

“A meta é focar na proteção da violência contra a mulher, idoso, criança e violência urbana. Também pretendemos articular com o governo do Estado e o governo Federal para trazer melhorias e projetos de segurança ao município”, afirmou Dorival.

Somado a tudo isso, a Guarda Municipal recebeu investimentos recentes para aprimoramento do trabalho do efetivo. Foram adquiridas cinco novas viaturas, sendo uma delas adaptada especialmente para o novo canil da corporação. A sede da guarda também passou a contar com uma nova sala de monitoramento com mais de 490 câmeras, além da construção de vestiários masculino e feminino, canil para os animais que auxiliam nas operações e uma academia para treinamento dos agentes.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior/GCM