Auxiliares de enfermagem são as primeiras franco-rochenses vacinadas contra a Covid-19

As auxiliares de enfermagem Nilce Aparecida Pincelli e Isabel Rocha foram as primeiras franco-rochense a receber a dose da vacina contra a Covid-19. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Praça da Saúde.

Com mais de 30 anos de dedicação à saúde pública, as servidoras, que atuam na Sala de Vacina da UBS (Unidade Básica de Saúde) do centro, já ajudaram a imunizar milhares de pessoas e, a partir de hoje, entram para a história da cidade como símbolos da esperança por dias melhores. Veja fotos da ação.

Mãe de 6 filhos e com 9 netos, Nilce Aparecida Ramos, de 56 anos, diz estar aliviada pela chegada da vacina. “Estou muito feliz. Agradeço muito por poder participar desse momento tão importante. É uma esperança para continuarmos trabalhando com segurança e ajudando as pessoas, como sempre fizemos”.

Moradora da Vila Ramos, ela trabalhou na unidade de saúde desde o início da pandemia e enfrentou a doença de perto ao ver familiares e amigos lutando contra o Coronavírus. “Foi um período de medo, tensão e muito cuidado com as medidas de higiene. Eu não me infectei, mas tive familiares que ficaram internados em estado grave e perdi colegas de trabalho para a doença. Eu chorava muito e buscava forças para continuar”, relata.

Em sua fala, Nice destacou a necessidade da população confiar no trabalho na ciência e na vacina. “O imunizante é feito com vírus inativado e segue os mesmos princípios da vacina da gripe. Algumas pessoas acabam duvidando do que é novo, mas muitos profissionais sérios trabalharam para que tivéssemos a vacina”.

O prefeito Dr. Nivaldo Santos acompanhou a vacinação das profissionais de saúde, acompanhado da vice Lorena Oliveira e da secretária da Saúde, Ana Emília Gaspar. “Esse é um passo importante nessa luta que estamos travando desde o ano passado. A vacina renova as nossas esperanças de vencer essa batalha”.

Isabel Rocha revela que não imaginava fazer parte de um momento tão marcante para a história da saúde no município. Aos 70 anos, a auxiliar de enfermagem se emocionou, agradeceu a Deus por receber a imunização e lembrou de todos os que perderam a vida lutando contra o vírus. “É uma alegria imensa ter chegado até aqui em meio a tantas pessoas que se foram e não tiveram essa mesma oportunidade que estou tendo”, disse.

Servidora com 32 anos de experiência, ela teve que se afastar de suas funções no início da pandemia. “Foram dias muito difíceis porque fiquei longe do que mais gosto de fazer, que é o meu trabalho aqui na saúde. Permaneci em casa, cuidando de mim e da minha família e retornei em agosto”. Isabel mora no Jardim Progresso, tem 3 filhos, 6 netos e um bisneto. Ela não se infectou com o vírus e afirma que estava ansiosa para retornar ao trabalho e ajudar a imunizar os franco-rochenses, como tem feito por todos esses anos.

A secretária de Saúde Ana Emília Gaspar sinaliza que ainda não há um prazo para o recebimento de novas doses da vacina e lembra que é importante que todos se vacinem, assim que for permitido ao público-alvo de cada fase da campanha.

“Ainda temos um longo caminho até que todos os brasileiros possam ser imunizados, por isso é fundamental que a população continue adotando as medidas de prevenção: não saiam sem máscara, sigam higienizando as mãos e evitem aglomerações”, reitera.

Calendário de vacinação

O primeiro lote da vacina, enviado pelo Governo do Estado de São Paulo, contém 2.160 doses. Na primeira fase, serão vacinados profissionais de saúde, com prioridade às equipes que estão na linha de frente do combate à doença. Saiba mais.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior