Profissionais da rede municipal de educação fazem teste rápido para Covid-19

Com o retorno das aulas presenciais na rede municipal definido para o dia 1º de março, a prefeitura iniciou o processo de testagem dos profissionais que atuam nas unidades escolares.

Os testes começaram na última segunda-feira (15), no prédio da Secretaria da Educação e seguem até o dia 24 de fevereiro, mediante agendamento, com indicação do dia e horário. De acordo com a secretaria, mais de 1.600 trabalhadores, entre professores, auxiliares, coordenadores, diretores e profissionais de limpeza farão os testes rápidos. Veja fotos da testagem.

No local onde está sendo feita a coleta, os profissionais de saúde recebem os funcionários e fazem um questionário de saúde para levantar informações sobre possíveis sintomas, se houve contato com paciente infectado pelo vírus, se o trabalhador possui doenças crônicas, se tomou a vacina da gripe, entre outros dados.

Teste rápido

O teste rápido identifica, em cerca de meia hora, se a pessoa possui os anticorpos IgM (se a pessoa está com a doença no momento) ou IgG (se já teve a infecção). A leitura da amostra de sangue é feita de forma digital, por meio de um leitor laboratorial.

De acordo com a enfermeira Ione Nunes de Almeida, o procedimento é simples e dura poucos minutos. “Colhemos o material dos pacientes, que no caso é o sangue, e em até meia hora, eles recebem o resultado via SMS pelo celular”, explica.

Organização do ambiente escolar e segurança sanitária

Desde o início do ano, a Secretaria da Educação vem preparando as escolas para o retorno das atividades presenciais com a aquisição de materiais de higiene e proteção para profissionais da educação e alunos. Confira as imagens.

Todas as 51 unidades escolares da rede municipal foram equipadas com termômetros, dispenser com álcool em gel, água e sabão para garantir a higienização frequente das mãos, máscaras para os alunos, máscaras e faceshield para os funcionários. Além disso, as salas de aula serão organizadas com distanciamento adequado entre as mesas dos alunos e do professor e sinalização de distanciamento nos banheiros e pátio.

É importante frisar que, para os alunos, o retorno às aulas será feito de forma escalonada, garantindo que todas as crianças matriculadas na rede possam frequentar as aulas presenciais e acompanhar atividades remotas, seguindo os limites estabelecidos pelo Plano São Paulo e as recomendações das autoridades de saúde pública para evitar aglomerações e contaminações.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior