Em Franco da Rocha, 1º dia de vacinação de idosos com idade a partir de 80 anos tem grande procura

O primeiro dia de vacinação de idosos com idade acima de 80 anos em Franco da Rocha teve grande procura. O público compareceu em massa ao drive-thru disponibilizado pela Secretaria da Saúde neste sábado (27), no espaço ao lado da FATEC.

Inicialmente, a imunização desta faixa etária estava prevista para acontecer em março, no entanto, com o recebimento de mais 2.800 doses do governo do Estado, a prefeitura decidiu antecipar a data. Veja fotos.

A estrutura montada para a vacinação vai permanecer pelos próximos dias e conta com dez profissionais, entre enfermeiros e trabalhadores administrativos que recebem os idosos, conferem a documentação – documento original com foto e comprovante de residência -, confeccionam a carteirinha de vacinação e os encaminham para que recebam a dose, dispensando a necessidade de saírem do veículo, o que diminui aglomerações e acelera o processo.

O senhor Jairo Lourenço, de 81 anos, morador do Parque Vitória, recebeu a primeira dose com sorriso no rosto. Aliviado, ele contou que já foi infectado com o Coronavírus e que passou 12 dias internado no Hospital de Campanha da Prefeitura. “Foi muito difícil. Eu achei que não conseguiria sair dessa. Minha filha, que mora em Campinas, vinha dia sim dia não para Franco para poder me ver. Agora que a gente sabe que pode pegar esse vírus mais de uma vez, é muito bom ver que a vacina chegou e que vai salvar a vida de muita gente”, relatou.

Todos os idosos que passaram pelo serviço receberam orientações quanto aos possíveis efeitos colaterais específicos para cada imunizante e a data definida para a segunda dose.

“Devem adiar a vacinação as pessoas que estiverem infectadas com a Covid-19 ou mesmo com suspeita da doença. Quem teve febre nas últimas 24 horas também precisa esperar até que esteja recuperado”, explicou a técnica de enfermagem Silvana Satrapa

O casal Edgar e Terezinha chamou a atenção dos trabalhadores da saúde por se vacinarem juntos. Ele, com 82 anos, disse que não sentiu dor alguma ao receber a dose. “Agora é só alegria e esperança”, celebrou Edgar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no final de semana foram vacinados 260 pessoas com idade entre 88 e 84 anos.

A partir de terça-feira (2), os idosos com idade acima de 77 anos podem procurar o drive-thru para receberem a vacina contra a Covid-19. O serviço estará disponível de segunda-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h, na rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro.

Texto e foto: Luana Nascimento