Centro Solidário forma 480 alunos nos cursos profissionalizantes concedidos pela Secretaria de Ação Social

Na tarde da última sexta-feira (5), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos de capacitação e qualificação profissional do ano de 2020. Em conjunto com o Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social (Cecon), foram ministrados mais de 20 cursos na modalidade à distância, devido à pandemia do novo coronavírus.

Veja fotos do evento.

A formação tem como objetivo garantir a autonomia econômica dos alunos por meio da qualificação profissional para reinserção no mercado de trabalho. Desta forma, os cursos são voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e atendem aos assistidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CDI (Centro Dia do Idoso) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Para a turma de 2020, foram disponibilizadas oficinas na área da beleza, como manicure e pedicure, design de sobrancelhas e cosméticos naturais; alimentação, com cervejaria artesanal, cozinha oriental, doces, pizzaria e panificação. Além de artesanato e cursos de informática, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, instalação de som automotivo, DJ iniciante e manutenção de celular.

Representante da Cecon, Eduardo Primo, destaca que todas as aulas foram ministradas de maneira interativa. “Fizemos muitas dinâmicas para manter o vínculo e deixar o curso o mais parecido possível com o modelo presencial. Estamos muito orgulhosos e agradecidos pela parceria”.

Como incentivo aos alunos, antes do início das aulas, a Cecon enviou aos alunos kits com materiais para utilização durante o curso.

Cerimônia

De forma virtual, mais de 40 formandos marcaram presença na cerimônia por meio de aplicativo de videoconferência. Presencialmente, no Centro Solidário, estiveram a vice-prefeita, Lorena Oliveira, a secretária de Ação Social, Ana Maria Ribeiro, a gestora do Fundo Social de Solidariedade, Regiane Mendes, o representante da Cecon, Eduardo Primo e, representando todos os formandos, as alunas Maria de Deus e Nathália Paula.

Em sua fala, Ana Maria Ribeiro, secretária de Ação Social, destacou a importância da parceria com a Cecon e cumprimentou os alunos. “Parabéns, meus queridos alunos! Tivemos um ano difícil, mas trabalhamos estrategicamente para continuarmos levando o ensino e capacitação até vocês. O desejo de estudar que enxergamos na turma é o que nos motiva, além disso, sem os desafios não cresceríamos tanto”, concluiu.

Na sequência, a vice-prefeita, Lorena Oliveira, celebrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação Social, em parceria com a Cecon, e falou emocionada: “Vocês não mediram esforços para criar oportunidades e com muita energia e dedicação concluíram o curso. Contem comigo e com a Prefeitura para continuarmos avançando”.

Aluna do curso de bordado e panificação, Nathália Paula concluiu a cerimônia agradecendo as unidades de acolhimento de pessoas pela oportunidade de reintegração no mercado de trabalho. “Hoje trabalho no Café Carlito devido aos cursos que realizei aqui, isso me faz ser empoderada e muito grata”, comemorou.

Ao final, foi realizado um sorteio de brindes para os formandos que participaram da videoconferência.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior