Praça da Vila Ramos é interditada durante a Fase Vermelha do Plano São Paulo

Com o objetivo de amenizar os impactos da nova onda de contaminação por Covid-19 no estado de São Paulo, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, interditou a Praça da Vila Ramos até o dia 19 de março.

Os tapumes impossibilitam que aglomerações aconteçam no espaço, que está com acesso bloqueado a partir desta terça-feira (9). A medida faz parte das estratégias adotadas para proteger o sistema de saúde durante a fase vermelha decretada pelo Governo do Estado.

“A prefeitura reconhece o espaço como um importante equipamento de lazer e confraternização, contudo, neste momento de combate à Covid-19, o principal objetivo é salvar vidas. Por isso, essa medida de bloquear o acesso é para que possamos evitar o aumento circulação do vírus, além de trazer sossego aos moradores locais, que são afetados diretamente por esses encontros próximos de suas casas”, explica o Secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva, o Jota.

A interdição não afeta o acesso das vias nos arredores da praça, além de também não interferir no comércio local, que deve seguir os protocolos de segurança estabelecidos pelo Plano São Paulo.

Moradora da Vila Ramos desde quando nasceu, I. M., de 49 anos, explica que a preocupação sempre foi evidente no dia a dia de quem mora próximo à praça. “O que mais me assustava era ver o descaso que os frequentadores da pracinha demonstravam em relação aos cuidados e distanciamento social. Moro próximo a praça e vejo que a maioria dos jovens e adolescentes sempre estão sem máscara ou despreocupados com os protocolos sanitários. Essas atitudes não atingem só a família desses jovens, mas toda a comunidade na qual estão inseridos”, disse a moradora.

Inicialmente, o fechamento da praça permanecerá enquanto durarem as restrições da fase vermelha do Plano São Paulo.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior