Mulheres participam de roda de conversa sobre menopausa e climatério na UBS São Benedito

Em celebração ao Mês das Mulheres, a Secretaria da Saúde, organizou uma roda de conversa sob o tema “Climatério e Menopausa”. O evento faz parte da programação da campanha “Por elas, Pra elas”, que oferece uma série de atividades voltadas ao público feminino.

Apresentado pelo Dr. Pedro Celestino Omena, o bate-papo aconteceu na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador Gilson Gabriel da Rosa, de modo que todos que estavam presentes puderam participar. Veja fotos do evento.

Na introdução ao assunto, o médico tranquilizou as mulheres, explicando que é possível envelhecer com saúde, visto que a menopausa não é uma doença, mas exige cuidados específicos. “A menopausa e o climatério são fases naturais na vida de todas as mulheres, no entanto, esse período pode ser encarado por muitas de forma negativa, por, geralmente, vir acompanhado de sintomas desagradáveis. Mas existem formas de encarar esse ciclo de maneira mais leve, cuidando da saúde e buscando uma rotina mais saudável”.

O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva. Nesta fase, há uma diminuição da produção de óvulos, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares até pararem por completo. Para algumas mulheres, essa fase pode vir acompanhada de calor e transpiração; oscilações de humor; sensação de inchaço; diminuição da libido; aumento de porosidade óssea; distúrbios do sono e até mesmo depressão e ansiedade.

“Confundir menopausa com climatério é muito comum porque são dois termos que se referem à mesma fase da vida da mulher, mas esses termos servem para designar processos diferentes”, explicou o doutor.

Com início, em média, aos 50 anos, a menopausa é a passagem de doze meses após a última menstruação. Nesse período, os hormônios femininos – estrogênio e progesterona -, responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher já não são mais produzidos pelos ovários.

“O ideal é que as mulheres estejam preparadas para esse momento e isso exige que elas façam mudanças na rotina e busquem a manutenção do peso, pratiquem exercícios físicos regulares para ganho de massa muscular, tenham uma alimentação saudável para afastar hipertensão e diabetes, entre outros hábitos saudáveis”, explicou o doutor.

Ao final da roda de conversa, as mulheres puderam tirar dúvidas e contar sobre suas experiências durante o climatério e menopausa.

Jovecina Silva, participou do bate-papo e contou que vem sentindo o incômodo das ondas de calor e ansiedade. Em resposta, Dr. Pedro explicou que, na maioria dos casos, o calor, que surge devido à grande alteração hormonal que está acontecendo no corpo da mulher, dura cerca de dois ou três anos, mas às mulheres que tiverem a qualidade de vida afetada por esses sintomas, é recomendado que procurem o serviço de saúde para serem avaliadas de maneira individual.

A programação do “Por elas, Pra elas” vai até o dia 31 de março e conta com palestras e rodas de conversa sobre saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de saúde do município. Confira a programação completa.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Cesar Iury