Guarda Civil Municipal realiza operações de combate a aglomeração durante o fim de semana

Na sexta-feira (26), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, deu início a operações especiais para inibir aglomerações na região. Realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), as ações contaram com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Agentes de Trânsito do município.

A “Operação Caceia”, feita nos arredores da Represa Paiva Castro, consistiu na realização de abordagens a veículos e pessoas. Foram averiguados 14 veículos, resultando em 10 multas aplicadas e 4 carros recolhidos. No dia seguinte, a operação iniciou pela manhã com 6 veículos foram autuados e 5 recolhidos, sendo 4 retirados pelos agentes da GCM e 1 pela Polícia Militar.

Com a fiscalização ostensiva nos dias anteriores, no domingo houve maior tranquilidade, visto que não foram encontrados banhistas e pessoas aglomeradas na região, sendo apenas 3 carros abordados pelo efetivo da guarda.

O Comandante da GCM, Elias Domingos, comentou que as operações seguiram com sucesso e continuarão pelos próximos dias. “Foram retirados centenas de banhistas das margens da represa e conseguimos reforçar o efetivo para não deixar de atender os chamados da população. Diante do cenário de enfrentamento à pandemia da Covid-19, há muitas pessoas que insistem em reunir grandes grupos de amigos colocando a vida e a saúde pública em risco, desse modo, a fiscalização trabalha de maneira reforçada para evitar ainda mais a disseminação do vírus.”, contou o Comandante.

Além disso, com a colaboração da população, A GCM atendeu 78 denúncias de perturbação de sossego durante todo fim de semana.

Fiscalização de comércio e ronda preventiva

A Guarda Municipal atuou ainda, junto a Fiscalização Municipal e a Vigilância Sanitária, apoiando as vistorias realizadas em estabelecimentos, como supermercados, adegas e templos religiosos.

Foram vistoriados 40 estabelecimentos, entre eles 16 comércios e 3 igrejas. A ronda ocorreu nos bairros Parque Vitória, Jardim Luciana, Parque Paulista, Vila Ramos, Pouso Alegre, Monte Verde, Vila Bazu, Parque Montreal, Parque Pretória, Santa Delfa, Vila Zanela e Chácara São José. O foco era evitar festas clandestinas e aglomerações nas ruas.

Vale ressaltar que a prefeitura disponibiliza o Disk Aglomeração – 0800 484 8006, um telefone para que a população denuncie a realização de festas clandestinas, aglomerações, estabelecimentos comerciais em funcionamento irregular, entre outras situações que contrariam os protocolos sanitários de contenção da Covid-19.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior