Secretaria de Saúde convoca população para atualização de cadastro no sistema SUS

A Secretaria Municipal de Saúde convoca a população para atualização de dados no Sistema Único de Saúde (SUS).

No cadastro, são preenchidas informações como endereço, documentos pessoais e telefones na ficha do “e-SUS”, sistema de informação do Ministério da Saúde, para que sejam identificados dados como quadro de saúde familiar, incluindo adultos e idosos, saúde da mulher e de gestantes e portadores de doenças crônicas.

Neste momento de alta procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para vacina contra a Covid-19, é importante que o público-alvo da campanha de vacinação atualize as informações. Esses dados evitam o risco considerável de perda de recursos federais para a cidade, garantindo assim o repasse de verbas necessárias para atendimento da população e que nesse momento requer a participação e adesão de todos os cidadãos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento permitirá a construção de um banco de dados para avaliação e planejamento das ações do serviço público de saúde, especialmente na Atenção Primária, que compõe uma série de serviços oferecidos gratuitamente à população, desde a realização vacinação, retirada de medicamentos, realização de exames laboratoriais, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.

É importante ressaltar que mesmo quem não utiliza os serviços do SUS ou que possua plano de saúde, procure atualizar as informações, visto que elas auxiliarão o Ministério da Saúde a manter um banco de dados com registros dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de centralizar todas as informações do paciente como consultas, exames, medicamentos e procedimentos de saúde.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Secretaria da Saúde