Franco da Rocha recebe certificado de participação pela 13ª Campanha Estadual de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu do governo do Estado de São Paulo, o certificado pela participação na 13ª Campanha Estadual de Testagem do HIV e Sífilis realizada no período de 1 a 7 de dezembro de 2020.

Desde de 2013, o município contribui para o enfrentamento à epidemia de HIV, AIDS e IST no mês dezembro, escolhido para conscientização e luta contra essas doenças. Na última campanha, foram testados aproximadamente 3.600 munícipes, segundo dados da Secretaria de Saúde.

Os testes permanecem disponíveis durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e no Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas) de Franco da Rocha. A Secretaria de Saúde também se mobiliza para fazer testagem rápida em locais de grande circulação de pessoas, como o parque municipal Benedito Bueno de Morais, os terminais metropolitanos Leste e Oeste e a entrada da estação Baltazar Fidelis da CPTM. Durante as ações, são distribuídos panfletos informativos e preservativos.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais, Rosemeire Castanha, ainda há resistência por parte da população em fazer os testes. “Por conta do preconceito e estigma criado ao longo dos últimos 30 anos da infecção no mundo, as pessoas acabam não procurando o serviço de saúde. O perfil dos pacientes vem mudando com o passar do tempo e as infecções estão acometendo cada vez mais os jovens, no entanto, os conflitos de informações, principalmente entre as diferentes gerações, ainda persistem”.

Ainda de acordo com a coordenadora do programa, esse reconhecimento do Governo do Estado por meio de certificados de participação, trazem esperança a toda população. “Essa condecoração ao município reforça o enfrentamento dessas infecções. Nós buscamos informar a cidadãos sobre a importância de realizar o teste anualmente, pois o risco existe. É necessário eliminar estigmas sociais, como exclusão, preconceito e discriminação das pessoas que vivem com HIV. Precisamos educar nossos jovens e adultos sobre o processo de infecção e sobre a importância do diagnóstico precoce”, ressalta a enfermeira.

A campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017, tem como objetivo estimular a população de Franco da Rocha e de todo o estado a realizar os testes de HIV e sífilis, pelo menos, uma vez ao ano. A importância da mobilização é obter o diagnóstico o quanto antes para que seja iniciado o tratamento.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Secretaria da Saúde