Profissionais da Assistência Social de Franco da Rocha recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Franco da Rocha iniciou na última segunda-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 em funcionários da Secretaria de Assistência Social do município. Serão imunizados, ao todo, 105 funcionários que foram classificados pelo nível de exposição diária de trabalho. Entre eles estão: assistentes sociais, orientadores, funcionários do Conselho tutelar, motoristas e equipes administrativas dos equipamentos que atendem diariamente a população em situação de vulnerabilidade social.

Até o momento, 75 trabalhadores da linha de frente foram vacinados com a primeira dose do imunizante.

O objetivo da pasta é vacinar todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas próximas semanas. Ainda serão imunizados mais 30 trabalhadores que compõem a gestão administrativa da secretaria.

Segundo a secretária Adjunta de Assistência Social, Iara Coqueiro, a vacinação desse grupo de trabalhadores é de extrema importância. “É preciso considerar que nossa política de assistência social foi considerada um fator fundamental nessa pandemia. Prestamos atendimento a toda população franco-rochense com entrega de cestas básicas, cadastramento em programas sociais, entre outros suportes pertinentes a nossa secretaria desde o início, e de forma presencial. Por esse motivo, é de grande relevância que todos os trabalhadores do SUAS estejam imunizados para que o atendimento prossiga normalmente”.

Vacinação na Casa de Passagem

Ainda, na manhã de quinta-feira (15), foram vacinados com a primeira dose do imunizante Coronavac os usuários da Casa de Passagem de Franco da Rocha. O serviço, disponibilizado pela Prefeitura, acolhe pessoas em situação de rua e de qualquer vulnerabilidade social, proporcionando suprimento de necessidades básicas, como alimentação, higiene, atendimento à saúde e lazer, acompanhamento psicólogo e assistência social.

O trabalho realizado na Casa de Passagem busca ajudar no processo integral de acolhimento e construção de novos projetos de vida, oferecendo capacitação profissional, reconstrução de vínculo familiar e bem estar ao cidadão em situação de vulnerabilidade.

Para a secretária adjunta da pasta, a imunização desses usuários torna-se cada dia mais importante para que a Prefeitura possa fazer o mapeamento de possíveis novos casos de Covid-19. “A vacinação na Casa de Passagem para trabalhadores e usuários que hoje estão amparados aqui é uma das nossas prioridades. Devido à grande exposição que ambos sofrem diariamente pela rotatividade de acolhimento, e pela incerteza da segunda aplicação. Não sabemos por quanto tempo essas pessoas acolhidas estarão conosco”, ressalta Iara Coqueiro.

Os novos acolhidos, serão imunizados de acordo com a chegada de remessas de doses distribuídas pelo Governo do Estado para o município.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Cesar Iury