Franco da Rocha disponibiliza ambulatório para acompanhamento de pacientes pós-Covid-19

Pacientes que contraíram a Covid-19 em sua forma grave ou moderada podem se queixar de tosse, fraqueza muscular, dores no peito, alterações de sensibilidade, entre outras sequelas, mesmo após se recuperarem da doença. Para auxiliar essas pessoas que ainda enfrentam o desconforto dos sintomas persistentes, a Prefeitura de Franco da Rocha criou o ambulatório pós-Covid.

Localizado no Centro de Especialidades, na Praça da Saúde, o ambulatório já iniciou os atendimentos, que acontecem às terças e quartas-feiras no período da tarde. O serviço é gratuito e voltado a pacientes que já passaram por internação com quadro moderado a grave e evoluíram com limitações físicas, cognitivas ou psíquicas posteriores à infecção.

O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo. O atendimento acontece após contato via telefone feito pela Secretaria da Saúde com intuito de realizar uma triagem para avaliar a necessidade de agendamento da consulta.

A iniciativa de criação do serviço ocorreu após a Secretaria da Saúde verificar que o processo de recuperação dos pacientes vai além dos testes negativos sobre a presença do vírus no organismo e, em alguns casos, a recuperação não termina no momento em que o paciente recebe alta.

A clínica geral Ana Paola do Amaral Boito, que atende no local, afirma que são observadas ainda, consequências neurológicas e pulmonares, como cansaço ao fazer esforço, dores no corpo e na cabeça e até mesmo alterações de memória. “No atendimento, nós buscamos identificar essas possíveis sequelas e direcionamos o paciente para o tratamento mais adequado”, detalha.

Já foram contatadas cerca de 120 pessoas, inclusive as que passaram pelo serviço de saúde no ano passado. Nesses casos, os pacientes que ainda apresentavam sintomas foram encaminhados para exames laboratoriais e atendimento prioritário com especialistas.

As pessoas que passaram por internação com quadro moderado a grave, ainda sentem os sintomas da doença e mudaram de telefone, podem entrar em contato com o Serviço de Atenção Especializada da Prefeitura pelo número 4800-1938.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).