Vacina contra a fome: Solidariedade e esperança marcam início da vacinação contra a covid-19 para idosos com idade a partir de 64 anos

A manhã desta sexta-feira (23), começou repleta de emoção e solidariedade em Franco da Rocha. No drive-thru da vacinação, idosos com idade a partir de 64 anos começaram a ser imunizados contra a Covid-19 e, em um gesto de gentileza, também contribuíram com a campanha Vacina Contra a Fome, que arrecada alimentos e produtos de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade neste momento de agravamento da pandemia.

O drive-thru, estrutura montada pela Prefeitura para a vacinação, fica ao lado da FATEC, na rua Nelson Rodrigues, S/N, e para ser imunizado não é necessário descer do veículo. Os profissionais da saúde, enfermeiros e trabalhadores administrativos, recebem os idosos, conferem a documentação obrigatória – documento original com foto, CPF e comprovante de residência -, confeccionam a carteirinha de vacinação e os encaminham para que recebam a dose.

Dona Risalva Alice se emocionou ao ser imunizada. “Eu esperei muito por esse momento, tenho problemas de saúde, hipertensão e bronquite crônica. Agora, só tenho a agradecer a Deus e aos profissionais de saúde. Espero que todos tomem a vacina e, quem puder, traga um alimento para doar. Não é obrigatório, mas a gente se conscientiza porque tem muita gente passando fome. Com essa pandemia, o desemprego aumentou e há muitas crianças que precisam”, frisou.

Professor na FATEC de Franco da Rocha, Darci Domingues de Oliveira também recebeu a dose e ressaltou que ninguém deve fugir da vacina. “Não podemos correr o risco de contaminar nossos familiares, temos que tomar a vacina. É muito importante para a nossa saúde e de toda a população”.

Mais de 25 mil doses aplicadas

Segundo a Secretaria da Saúde, desde 21 de janeiro, 25.031 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas. No total, foram 16.972 na primeira dose e 8.059 para a segunda dose do imunizante.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível todos os dias da semana no drive-thru, das 9h às 15h, e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury