Núcleo de Educação Ambiental tem obras avançadas e já ganha forma no Complexo Hospitalar do Juquery

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, terá nos próximos meses seu primeiro Núcleo de Educação Ambiental. Localizada no Complexo Hospitalar do Juquery, a oficina funcionará como espaço de referência de educação ambiental para a rede municipal de ensino de Franco da Rocha. Veja fotos

No núcleo, haverá um viveiro estruturado por uma estufa de 12×6 metros, formando um equipamento que propicia o plantio de mudas, confecção de horta e preservação ambiental. Próximo à estufa, também ficará o jardim dos sentidos, onde será trabalhado com as crianças características de diversas espécies de plantas pelo paladar, olfato e tato.

Ao lado, já recuperado, está o prédio direcionado à aprendizagem teórica que reunirá coordenadores, alunos e professores para uma troca de informações sobre sustentabilidade, meio ambiente e horticultura urbana.

O núcleo está localizado próximo à nova creche do Espaço Educativo Juquery e, atualmente, está sendo finalizado o gramado da parte externa. Já foram concluídos o processo de alvenaria, pintura, telhado, acabamento e, nas próximas semanas, a hidráulica do local. Vale ressaltar ainda, que a estufa já tem o terreno preparado e ganhará em breve sua estrutura.

O Coordenador Pedagógico Tie Augusto, explica que o núcleo será fundamental para toda a população, contudo, principalmente para que as crianças da rede saibam se desvencilhar da tecnologia e aprendam mais sobre a importância da preservação e valorização ao meio ambiente na cidade.

“Resgatamos uma história do município sem descaracterizar o patrimônio e isso é fundamental para mostrar o valor da preservação, inclusive, ambiental. Vamos reconquistar o olhar cuidadoso dos alunos com a natureza, pois sem nós ela se mantém, mas sem ela, não existimos. Nossas crianças poderão aprender da maneira mais direta possível que, além do trabalho de preservação, ainda temos o dever de deixar um planeta digno para quem ainda está por vir”, pontua Tie.

O prédio recuperado, onde fica parte do núcleo, faz parte da antiga saboaria do Juquery, onde todo o sabão usado na higienização do Complexo Hospitalar do Juquery era produzido por funcionários e pacientes.

Esse processo fazia parte da laborterapia, tratamento de doenças psicoemocionais por meio da terapia ocupacional, onde os pacientes, auxiliados pelos funcionários, trabalhavam produzindo roupas, plantando o próprio alimento e atuando em diversas outras áreas que tornavam o complexo totalmente autossustentável.

Como preservação histórica e conteúdo para os alunos e a população, o espaço ainda conta com alguns equipamentos remanescentes da saboaria, como forno, prensa dos tabletes de sabão e caldeirões.

Quando inaugurado, o núcleo atenderá inicialmente os professores e coordenadores das unidades escolares para que pontuem suas fragilidades na educação ambiental correspondentes às suas localidades, para que assim, os processos teóricos e práticos sejam melhores distribuídos para cada escola.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior