Clube do Chefe: Centro Solidário forma jovens e adolescentes em curso gratuito de culinária

No melhor estilo MasterChef, a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência Social, está formando jovens e adolescentes chefes de cozinha com o curso Clube do Chefe. Confira as fotos da aula.

O objetivo é oferecer aos munícipes de baixa renda e/ou em estado de vulnerabilidade social atendidos pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) uma oportunidade de dar o primeiro passo no mundo da gastronomia.

No curso, 18 jovens e adolescentes franco-rochenses colocam, literalmente, a mão na massa para aprenderem as mais diversas técnicas culinárias. A turma deu início às aulas online no mês de março e nesta semana está em reta final passando por avaliações práticas, que reúnem até cinco alunos e alunas na cozinha do Centro Solidário de Franco da Rocha. Durante cinco dias, cada grupo prepara um prato especial com auxílio da professora e chefe Shely Oliveira.

“Trabalhamos firme com técnicas básicas de cozinha, desde como afiar facas até o processo de preparação, finalização e montagem dos pratos. Nosso objetivo é iniciar cozinheiros que tenham muita capacidade de se tornar grandes chefes”, explica a professora.

Os alunos têm quatro horas para preparar a receita do dia. A avaliação inclui critérios como o sabor, temperatura, criatividade e apresentação. Nesta terça-feira (18), o prato foi “trouxinha de frango” e a vencedora eleita foi a aluna Jéssica Alves, de 24 anos, moradora do bairro Vila Bela.

“Eu sempre amei cozinhar e quando a oportunidade de participar do Clube do Chefe apareceu foi como um sonho. Esses quase três meses de aula foram marcantes e não tenho dúvidas que essa vitória chegou hoje não só pela minha criatividade, mas também pela ajuda das minhas colegas e da nossa professora”, afirma Jéssica.

A secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro, esteve presente no momento de degustação e avaliação dos pratos e ressaltou a importância do curso para agarrar novas oportunidades na gastronomia. “Poder ofertar essa oportunidade de vocês explorarem um mercado tão grande como a gastronomia é uma satisfação enorme, além de criar esse momento através de um espaço tão bem equipado como nosso Centro Solidário. Estamos torcendo por vocês e esperamos que continuem ampliando o conhecimento para crescerem ainda mais na gastronomia”, conclui a secretária.

Após as avaliações práticas, todos os alunos e alunas receberão certificados e os vencedores de cada etapa ainda ganharão uma premiação como forma de reconhecimento.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior