Serviço psicossocial atende famílias e vítimas da covid-19 para fornecer apoio emocional e informativo

A realidade vivida durante a pandemia da Covid-19 com a necessidade de distanciamento, adoecimento de familiares e perda de pessoas queridas tem gerado estresse e desequilíbrio emocional em parte da população.

Pensando em oferecer cuidados a esse público, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo atendimento psicossocial aos pacientes acometidos pela Covid-19 que estão internados no Hospital de Campanha de Franco da Rocha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O serviço também é voltado aos familiares das vítimas da doença e aos que vivenciam o luto pela perda de parentes.

A iniciativa conta com a ajuda de seis psicólogos e duas assistentes sociais que acompanham os pacientes nos leitos semi-intensivos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O serviço teve início em março, com visitas diárias de psicólogos a fim de levar acolhimento, esperança e cuidado psicológico para quem está atravessando um momento difícil com o diagnóstico da doença. Muitos pacientes encontram-se angustiados, ansiosos e preocupados com seu estado de saúde.

Para a diretora de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Sueli Melo, o suporte psicológico fornecido faz toda a diferença, visto que, em momentos como esses, os familiares não podem entrar em contato com os pacientes. “Muitas vezes, os atendimentos feitos a beira leito proporcionam momentos de alegria através de uma boa conversa ou por uma ligação de vídeo com familiares”, destacou.

Segundo Suelen Sales, coordenadora de Serviço Social da UPA, os familiares recebem ligação para acolhimento e acompanhamento até que o paciente tenha alta médica. “Caso seja observada alguma fragilidade emocional, ou a família deseje receber amparo psicológico, nós encaminhamos para Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.”, destacou.

Suelen relata que desde o início de março à segunda semana de maio foram realizados cerca de 1.909 atendimentos.

Importante ressaltar que, durante esse período, os familiares abalados devido à preocupação do avanço da doença ou até mesmo pela perda buscam diversas informações. Por isso, para orientar sobre procedimentos após o falecimento e sanar dúvidas referente ao caso clínico do familiar, a equipe do serviço psicossocial entra em contato por meio de ligação telefônica para fornecer todo o suporte necessário aos parentes das vítimas, sejam os internados ou pós-óbitos.

Texto: Heloísa Maia – Foto:


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).