Franco da Rocha amplia grupo de vacinação contra a Covid-19: pessoas com idade a partir de 40 anos que tenham comorbidades já podem se vacinar

Franco da Rocha avança na campanha de vacinação contra a Covid-19. A partir desta sexta-feira (28), pessoas com idade a partir de 40 anos que tenham comorbidades poderão receber a dose.

Seguindo os critérios definidos pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), serão vacinadas pessoas que apresentem as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão de difícil controle, problemas cardíacos, obesidade mórbida, cirrose hepática, pneumopatias crônicas graves, hemoglobinopatias graves, imunossupressão, oncológicos em tratamento e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, também estão sendo imunizadas pessoas com 18 anos ou mais com síndrome de down, pacientes em diálise, transplantados de órgãos sólidos (coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado), gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades e motoristas e cobradores de transporte coletivo residentes no município.

Documentos necessários

Para receber a dose, é necessário levar documento original com foto, CPF, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade ou condição, como laudo médico atestando a patologia ou o transplante.

Quem não possui laudo médico, seja de transplante ou de comorbidade, mas faz uso contínuo de medicação e tem uma receita emitida nos últimos 180 dias também pode procurar um dos pontos de vacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam um laudo padrão para preenchimento do médico, que responde pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente.

Os franco-rochenses que são atendidos pela rede municipal de saúde, têm a patologia já reconhecida e acompanhada em uma das UBS da cidade, não precisarão apresentar laudo médico, basta comparecer até a unidade de referência com documento original com foto e cartão SUS.

Onde tomar a vacina?

Os pacientes em diálise receberão a primeira dose da vacina na clínica onde fazem tratamento. Já os demais grupos podem procurar o drive-thru da vacina, que fica ao lado da FATEC – Rua Nelson Rodrigues, S/N, Centro -, das 9h às 15h, ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima, das 13h às 16h.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior