Franco da Rocha recebe visita do Comitê Paralímpico Brasileiro e se tornará um dos braços do Centro de Referência do Esporte Paralímpico

Na manhã desta quarta-feira (2), Franco da Rocha recebeu a visita do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o selo da parceria que tornará a cidade um dos braços do Centro de Referência do Esporte Paralímpico em São Paulo.

Veja fotos da visita.

A visita teve início na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e, logo após, seguiu para o Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, Ginásio Paulo Rogério Seixas e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Parque Vitória.

Conduzido pela secretária de Esporte e Lazer, Silmara Ciampone, o tour levou o gestor do Esporte Escolar do CPB, Ramon Pereira; o coordenador do Esporte Escolar do CPB, Filipe Barboza; a delegada do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Áide Angélica de Oliveira e os vereadores municipais.

O objetivo da atividade foi conhecer os polos esportivos de Franco da Rocha, para democratizar a prática de exercício físico para pessoas com deficiência em todo o âmbito regional.

“Queríamos ver de perto a estrutura fornecida pelo município para termos certeza que nossas crianças e alunos com deficiência possam praticar esportes de uma maneira digna e acolhedora sem precisar se deslocar para o centro de São Paulo. Franco da Rocha não nos decepcionou e, na verdade, surpreendeu com uma estrutura completa e diferenciada”, explica o coordenador do Esporte Escolar, Filipe Barboza.

O próximo passo será a assinatura do termo de cooperação que, em breve, dará início aos treinos do CPB em Franco da Rocha e toda a região do Consórcio Municipal da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Ramon Oliveira, Gestor do Esporte Escolar do Comitê CPB falou sobre esse importante passo: “O comitê tem investido muito no público infantojuvenil justamente pela carência que o esporte tem tido nessa faixa etária e com esse público alvo nas escolas. Sabemos que a atividade física é uma ferramenta muito importante de socialização e, por isso, buscamos cidades como Franco para multiplicar o acesso ao esporte para alunos com deficiência por meio dos centros de referência”, pontua o Gestor do Comitê.

Franco da Rocha conta atualmente com cerca de 50 alunos paraolímpicos que treinam no Centro de Referência do CPB em São Paulo e, nos próximos meses, não precisarão se deslocar para outras cidades para terem acesso aos equipamentos adaptados e de padrões oficiais do esporte brasileiro.

Ao fim da visita, já na quadra externa do Centro de Iniciação ao Esporte, a secretária Silmara falou do orgulho de ter o município no mapa paralímpico. “Novos tempos chegaram para nossa cidade. Poder trazer o esporte paralímpico de forma democrática para nossa região é fundamental para uma evolução conjunta. Estamos felizes por essa conquista”, concluiu.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior