Prefeitura lança plataforma para participação popular na elaboração do Plano Plurianual 2022-2025

A Prefeitura lançou na noite desta terça-feira (15), a plataforma de participação popular participa.francodarocha.sp.gov.br para construção do futuro da cidade por meio do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2022-2025. O objetivo é proporcionar um ambiente de transparência e de colaboração na formulação de políticas públicas municipais entre população e governo municipal.

O PPA está previsto na Constituição Federal e é um instrumento de médio prazo para o planejamento das ações da Prefeitura ao longo de quatro anos. O projeto estabelece metas, observando o orçamento municipal, que inclui gastos em serviços fixos, como por exemplo pagamento de servidores, merenda, coleta de lixo, e os investimentos que serão realizados no futuro. Veja fotos do evento.

A plataforma já está no ar e a votação acontece até o dia 30 de junho, com propostas segmentadas em 13 eixos essenciais para o desenvolvimento da cidade, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, enchentes, segurança pública, entre outras. O acesso pode ser feito pelo computador ou celular e, para colaborar, basta escolher uma das alternativas disponíveis na aba “Vote”. Para votar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ser morador de Franco da Rocha.

Neste ano, para garantir a segurança de todos, o processo de votação e debate será feito de forma digital com conferências online, que acontecerão em cinco regiões da cidade e serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Plano Plurianual Participativo 2022-2025: o futuro da cidade está em suas mãos

A apresentação do programa aconteceu por meio de transmissão online direto do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) e contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos, da vice, Lorena Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, Rodrigo da Brasil, do secretário da Fazenda, Alexandre Chaves e da representante da sociedade civil e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mari Moura.

Iniciando a transmissão, Dr. Nivaldo lembrou da importância da participação dos franco-rochenses na construção do Plano Plurianual. “A opinião da população é essencial para traçarmos nossas metas, essas decisões terão impacto direto na vida das pessoas na cidade. Por isso, peço a todos que participem, nos apoiando na construção de um planejamento democrático e transparente para o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou Dr. Nivaldo.

Em sua fala, Lorena Oliveira recordou algumas solicitações feitas pela população durante a primeira edição do PPA, em 2013, em que o foco principal da população era a saúde. “Naquela época, as pessoas queriam que o município tivesse um outro pronto-socorro e, alguns anos depois, nós conseguimos construir a Unidade de Pronto-Atendimento (Upa 24h) para garantir assistência de qualidade aos moradores. Já em 2017, falava-se muita sobre a possibilidade de termos uma maternidade, e hoje esse sonho já saiu do papel e, em breve, será entregue aos nossos cidadãos”, comemorou a vice-prefeita.

Como tudo começou

O PPA Participativo de Franco da Rocha chega à sua terceira edição ainda mais interativo e transparente, com a possibilidade de acompanhamento do processo de discussão pública sem sair de casa, através das conferências virtuais. A primeira edição aconteceu por meio de plenárias feitas em oito diferentes regiões do município para debater e conhecer as prioridades dos moradores.

A ideia deu tão certo que, em 2017, o projeto foi levado aos pequenos franco-rochenses. A edição, chamada de PPA Kids, aconteceu nas escolas da cidade e contou com a participação dos alunos da rede municipal de educação, que compartilharam com professores, gestores, pais e funcionários ideias de como seria a cidade dos sonhos e apresentaram sugestões de melhorias para os bairros onde moram.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).