Fundo Social forma mais de 100 alunos em cursos de capacitação e qualificação profissional

O sonho de mudar de vida, com a recolocação no mercado de trabalho ou empreendendo no próprio negócio, ficou mais próximo para mais de 100 franco-rochenses que se formaram nos cursos de capacitação e qualificação profissional e do Clube do Chefe, oferecidos pelo Centro Solidário em parceria com o Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social (Cecon).

Confira as imagens da solenidade.

A formatura aconteceu nesta quarta-feira (23), por transmissão virtual realizada diretamente da Secretaria de Assistência Social com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos, da secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro, da secretária executiva do Fundo Social, Regiane Pereira e do coordenador de projetos da Cecon, Eduardo Primo. Representando os alunos, estiveram os formandos Gabriel Carvalho, Katia Roberta, Kauã Aparecido e Luana Lopes.

Os cursos são ministrados nas áreas da beleza, tecnologia, panificação, alimentação (salgados e doces), RH e tecnologia da informação e são voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Já o Clube do Chefe é uma iniciativa criada para aproximar os jovens do muno da gastronomia, passando pelas técnicas básicas de cozinha até o processo de preparação, finalização e montagem dos pratos

Abrindo a cerimônia, Ana Maria parabenizou os alunos e agradeceu à equipe da Cecon, que atuou para garantir a continuidade dos cursos mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

Porque ser solidário é criar oportunidades

Com a entrega simbólica dos certificados de conclusão dos cursos, os alunos falaram sobre sua trajetória até à formatura. Gabriel Carvalho tem 16 anos e participou do Clube do Chefe. Dedicado não só à culinária como também a ajudar o próximo, ele trabalha como aprendiz no projeto Pão do Povo da Rua, que produz pães e bolos para distribuir à população em situação de rua.

Gabriel conta que o projeto lhe deu a oportunidade de conhecer um novo conceito da gastronomia. “Eu aprendi bastante durante o curso e entendi que precisamos cuidar dos alimentos. Cozinhar não é só fazer um prato, é doar um pouco de nós enquanto preparamos a comida, para passarmos todo o nosso amor pela cozinha e pelo próximo”, relatou o formando.

A iniciativa de empreender e criar o próprio negócio também é incentivada durante as oficinas e o aluno Kauã Aparecido seguiu à risca os conceitos passados pelos professores. “Eu agradeço muito ao pessoal do Cras, à Prefeitura e à Cecon pela oportunidade e pelo apoio que tive durante e até depois do curso. Graças a essa oportunidade eu pude iniciar meu negócio, a ‘K e K Gourmet’, fazendo brigadeiros, trufas e pães de mel, e está sendo um sucesso!”, comemorou Kaio.

Em sua fala, Doutor Nivaldo deixou um recado aos formandos. “Parabéns pela força de vontade de vocês, que mesmo com todo esse momento difícil, não deixaram de sonhar e acreditar. Eu sempre digo que através do estudo, aprimoramento e qualificação, as pessoas podem melhorar de vida, basta que tenham oportunidade. Vocês estão no caminho certo e terão todo o nosso apoio para seguir melhorando”, declarou.

Superando desafios

Seguindo o propósito de superar os desafios impostos pela pandemia, Eduardo Primo, explica que a Cecon teve que criar estratégias para não interromper os cursos. As aulas, que eram presenciais, passaram a ser online e a equipe entregou pessoalmente kits com os materiais e ingredientes necessários para realizar as oficinas, garantindo a continuidade das aulas práticas.

“Conseguimos entregar os kits com todos os ingredientes embalados à vácuo na casa dos alunos para que não deixassem de acompanhar nenhuma aula; ao todo, foram feitas cinco entregas, inclusive de maletas com facas adequadas para cozinhar. Eles não deixaram de acompanhar nenhuma receita”, detalha Eduardo.

Ao final da solenidade, todos os formandos participaram de um sorteio de brindes, que foram entregues em casa junto aos certificados de conclusão dos cursos.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior