PPA 2022-2025: Segunda plenária do “Participa Franco” é realizada na Emeb Nair de Sene Froes, na Vila Santista

Definir junto à população quais serão as prioridades para Franco da Rocha pelos próximos quatro anos. Essa é a premissa do “Participa Franco”, evento criado para apresentar as demandas da cidade, lembrar tudo o que já foi feito e planejar o futuro, por meio do Plano Plurianual Participativo (PPA).

Veja fotos do evento.

Na segunda plenária do PPA, realizada na quarta-feira (23), diretamente da Emeb Nair de Sene Froes, localizada na Vila Santista, região 2, o prefeito Dr. Nivaldo Santos e a vice, Lorena Oliveira, receberam o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, o vereador Dado e representantes da sociedade civil apresentarem demandas sobre a sua região.

Além da Vila Santista, a região 2 inclui bairros como Parque Santa Delfa, Jardim Luciana, Parque Montreal, Jardim Bandeirantes, Jardim Colinas, entre outros. A divisão por bairros foi feita com o objetivo de ampliar a possibilidade de participação popular, segmentando a cidade em cinco regiões.

Nos últimos oito anos, essa região recebeu diversas melhorias, construídas com a ajuda da população por meio do PPA, como a pavimentação de diversas ruas, a abertura da avenida Angelo Celeguim e a construção de cinco novas escolas, na Chácara Bom Tempo, Parque Montreal, Vila Santista, Jardim Bandeirantes e Vila Leópolis. Além disso, a Prefeitura entregou 1.160 apartamentos do Minha Casa Minha Vida e realizou o sonho da casa própria para mais de 5 mil famílias.

Segundo o secretário Eduardo Martins, para o futuro, a Prefeitura pretende implantar três novas UBS, na Vila Josefina, Parque Montreal e Vila Santista, um complexo de educação esporte e cultura no Jardim Luciana, dois campos de futebol na Vila Santista e Jardim Bandeirantes, a implantação de um Cras para a região e a inauguração de um grande centro logístico na região da rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves.

“Lá em 2013, nós percebemos que a rodovia Edgar Máximo Zamboto e a Tancredo de Almeida Neves poderia abrigar um centro industrial para o município. Logo de início, o primeiro empreendimento vai gerar mais de 2 mil empregos e isso vai ajudar a tirar o estigma de cidade dormitório de Franco. Em breve, vamos nos tornar o maior polo logístico da região metropolitana do estado de São Paulo”, comemorou o prefeito.

Ao longo da transmissão, Dr. Nivaldo também comentou sobre as obras de combate às enchentes e divulgou os planos para construção de dois piscinões na cidade, na Vila Bela e Vila dos Comerciários.

“Participa Franco”: como votar?

As plenárias do “Participa Franco” acontecem até o dia 2 de julho. Para participar, acesse a plataforma participa.francodarocha.sp.gov.br e vote em uma das propostas segmentadas em eixos, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, enchentes, segurança pública, entre outras. O acesso pode ser feito pelo computador ou celular. Para votar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ser morador de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior