Varal Solidário: ETEC de Franco da Rocha espalha pontos de doação de roupas pela cidade

A solidariedade é, sem dúvidas, o ato mais importante de auxílio aos mais necessitados, principalmente durante a pandemia. E colocando em evidência a necessidade da criação de projetos sociais para reforçar esse tema, a Escola Técnica Dr. Emílio Hernandez Aguilar (ETEC) de Franco da Rocha uniu educação e solidariedade na criação do Varal Solidário do projeto “Doar & Ajudar”.

O Varal Solidário foi idealizado pelas turmas de Marketing integrado ao Ensino Médio por meio da disciplina de Projeto Integrador da professora Rose França. Cerca de 80 alunos espelharam um varal solidário em três pontos diferentes da cidade, sendo eles: a Unidade de Pronto de Atendimento 24h (UPA); a Praça Caieiras, ao lado da Estação de Trem, e a Praça da Paradinha, na Vila Bela.

O projeto estará nos pontos descritos durante 15 dias e seu funcionamento será bem simples: quem passar pelo local e estiver necessitando de uma peça de roupa, é só retirar. Já quem estiver com aquela peça sobrando no guarda-roupa e em bom estado, é só estender no varal para que depois atenda a outro franco-rochense que esteja precisando.

O diretor da ETEC de Franco da Rocha, Marcelo de Oliveira, falou sobre o projeto e seu impacto social e pedagógico. “Sabemos que todos os dias existem milhares de pessoas precisando de um auxílio, seja ele qual for. O varal solidário tem como base a educação e traz para os alunos a importância de aprender sobre os programas sociais e seus benefícios”, explica o diretor.

Os alunos realizarão a manutenção do varal solidário diariamente e todas as roupas que sobrarem serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Franco da Rocha.

Aluna do 1º ano em Marketing, Iasmin Gonçalves, fez parte do grupo de alunos voluntários que montaram os pontos de doação e falou sobre a criação do projeto Doar & Ajudar. “A pandemia foi o gatilho para nos fazer pensar em um projeto solidário que atendesse quem mais precisa, ainda mais com a taxa de desemprego tão alta. Nosso pensamento vai muito além de um dever, mas sim, um ato de empatia”, ressalta Iasmin.

Vale pontuar que o projeto Doar & Ajudar não é a primeira experiência solidária dos alunos e alunas da ETEC Franco da Rocha. As turmas de Administração integrada ao Ensino Médio, em parceria com a E.E. Profª Katia Maria, arrecadaram cerca de 950 peças de roupas, com pares de sapato e outros utensílios, por meio do projeto “VestEtec”. Toda a arrecadação foi direcionada para casas abrigo da nossa região e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior