PPA 2022-2025: Emeb Tereza Barquetta recebe plenária do “Participa Franco” para discutir as demandas da região do Lago Azul

O “Participa Franco”, evento criado para incentivar a participação da população no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2022-2025, chegou à região 4 e nesta terça-feira (29), aconteceu mais uma plenária para discutir e planejar o futuro de Franco da Rocha.

Confira as fotos da plenária.

Durante o evento, questões sobre a realização de obras de combate às enchentes, iluminação pública, reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lago Azul, obras do campo da Vila Lanfranchi e pavimentação no Green Valley foram levantadas para esclarecer as dúvidas da população.

A transmissão ao vivo foi feita diretamente da Emeb Tereza Barquetta, no Lago Azul. O prefeito Dr. Nivaldo Santos e a vice Lorena Oliveira receberam o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, o vereador Alex do Posto e representantes da sociedade civil, que puderam encaminhar as demandas de sua região diretamente ao poder público.

No início do evento, Lorena Oliveira falou de uma importante obra que está acontecendo no Lago Azul, cujos trabalhos já avançam em mais de 40%. “O Cras Lago Azul, que passa por reforma e ampliação, representa um processo de planejamento e organização da Prefeitura. Essa obra é feita 100% com recursos da Prefeitura e vai ajudar muito a população do Lago Azul e da região”, explicou a vice-prefeita.

Da mesma forma, a região 4 recebeu investimentos importantes para o desenvolvimento dos bairros, como a reforma do Campo do Lago Azul, a pavimentação de dezenas de ruas, como a Guarará e a Diadema, a construção de uma academia ao ar livre na Vila Lanfranchi e a implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Elisa.

O secretário Eduardo Martins lembrou investimentos que já foram feitos na região. “Nós requalificamos o viário na avenida Tonico Lenci, criamos um anel de ligação da Antonio Amaro Ortiz com a Ettore Palma, ligando os extremos da cidade. Além da regularização fundiária no bairro Palmares e a pavimentação da Chácara São Luiz”, relembrou o secretário.

Na sequência, André, representante da sociedade perguntou ao prefeito sobre o novo consórcio de iluminação pública da cidade, o Luz de Franco, e a possível troca de lâmpadas comum pela tecnologia de LED. “As trocas serão iniciadas pelos bairros e o projeto prevê novos investimentos no valor de R$ 58 milhões e inclui operação, modernização, expansão e manutenção corretiva e preventiva de cerca de 10,4 mil pontos de iluminação”, explicou Dr. Nivaldo.

Desenvolvimento e qualidade de vida

Além disso, Eduardo anunciou mais uma obra fundamental para o combate às enchentes em Franco da Rocha: a construção de um novo piscinão no Ribeirão Euzébio, serviço que será feita em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e que iniciará na avenida dos Comerciários e terminará próximo ao viaduto da Paradinha. “Nesta área nós teremos um parque linear, com passeio, iluminação e praças ao longo de toda a avenida Tônico Lenci, trazendo não só a diminuição das enchentes, como mais qualidade de vida para os moradores”, completou.

Para o futuro, a região vai avançar ainda mais com a pavimentação do bairro Green Valley, a construção Emeb do Jardim Luiza, a entrega do campo de futebol da Vila Lanfranchi e também está prevista a construção de uma nova escola para ampliar as vagas em creche.

Participe e ajude a construir o futuro da cidade

A participação da população é fundamental para que a Prefeitura elabore suas prioridades e construa um futuro melhor para os franco-rochenses. As plenárias do “Participa Franco” acontecem até o dia 4 de julho. Para participar, acesse a plataforma participa.francodarocha.sp.gov.br e vote em uma das propostas segmentadas em eixos, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, enchentes, segurança pública entre outras. O acesso pode ser feito pelo computador ou celular. Para votar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ser morador da cidade.

A próxima plenária do “Participa Franco” acontecerá nesta sexta-feira (2), diretamente do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque Vitória.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior