Comunicado da Prefeitura de Franco da Rocha sobre a vacinação contra a gripe

Todos os anos Franco da Rocha realiza a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) e este ano não foi diferente. Em 2021, o município recebeu 45 mil doses do imunizante, que é destinado aos grupos prioritários da campanha nacional, definido e separado em três fases de vacinação pelo Ministério da Saúde.

Com início em 12 de abril, a fase 1 contemplou crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no puerpério (com bebês de até 45 dias) e trabalhadores da saúde. A fase 2 começou dia 11 de maio e foi até o dia 8 de junho, direcionada aos idosos com 60 anos ou mais e professores das redes municipal, estadual e de escolas particulares. A fase 3 era mais abrangente e atendeu de 9 de junho a 11 de julho, desde doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo a trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Devido à baixa procura pela vacina da gripe, a campanha foi prorrogada por mais 30 dias, dando tempo para esperar o intervalo da vacinação contra a Covid-19 (que é de 15 dias) e das pessoas que estavam se recuperando da doença (até 30 dias), mesmo assim, a procura da vacina pelo público-alvo da campanha continuou baixa.

Desta forma, no início de julho, Franco da Rocha tinha aproximadamente 20 mil doses em estoque, desde assim, o Ministério da Saúde autorizou a abertura para a população em geral e em 12 de julho, a vacinação foi aberta para toda a população. Com isso, o município aplicou todas as vacinas que recebidas desde o início da campanha. Até o momento, não há previsão de recebermos novas doses.