Prefeitura de Franco da Rocha promove a 10ª Conferência Municipal da Saúde

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última terça-feira (27), no Centro de Especialidades Médicas, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou como tema principal: “Os desafios do SUS: saúde e democracia em defesa da vida”.

Veja fotos do evento.

Realizada por meio de transmissão online, o evento contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos; da sua vice Lorena Oliveira; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aline Sobral; do secretário adjunto de Saúde e Infectologista Dr. Paulo Friggi; dos vereadores Rodrigo da Brasil, Edilson Marques e da nova secretária de Saúde do município Thais Marques, além da participação virtual do ex-ministro da Saúde e médico sanitarista, Dr. Arthur Chioro.

No evento, foram discutidas entre os participantes, pautas importantes sobre os desafios e avanços no sistema de saúde de Franco da Rocha, para o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), e também foram apresentados os resultados da votação popular promovida pelo “Participa Franco”.

Na abertura, Dr. Arthur Chioro discursou sobre a importância do SUS, do papel fundamental do sistema para todo o Brasil durante o enfrentamento da pandemia do Coronavírus e do dever de todos na defesa desse prestigiado serviço. “É preciso defender esse nosso sistema, como patrimônio da sociedade e da humanidade, do povo brasileiro, sendo fundamental para a nossa sobrevivência, e para uma melhor qualidade de vida”, citou o ex-ministro.

O médico sanitarista frisou o peso das conferências de âmbito municipal para o fortalecimento dos serviços de saúde. “O papel de uma conferência como esta, é olhar para o futuro, pensar em planejamentos estratégicos para a melhoria da saúde daqui há quatro anos, envolvendo cada vez mais as pessoas para decidirmos juntos sobre o que precisamos”. comentou Arthur Chioro

Em seguida, o prefeito Dr. Nivaldo Santos, a vice Lorena Oliveira e o Dr. Paulo Friggi comentaram sobre as medidas tomadas na cidade desde o início da pandemia, em 2020. “No início da pandemia, nós não registramos casos da doença na cidade, levou um tempo até que o vírus chegasse aqui, mesmo assim, a primeira medida de enfrentamento que tomamos foi apresentar o vírus aos profissionais do SUS do município para preparar o sistema. Com isso, agilizamos compras de testes e construímos o hospital de campanha para garantirmos atendimento à população”, contou o secretário adjunto.

Ao final da transmissão, Dr. Nivaldo e Lorena Oliveira agradeceram pela participação popular, pela presença de todos os membros durante a conferência, e pela representação do Conselho Municipal de Saúde, por meio da Aline Sobral. “Agradeço por toda dedicação, pela representação da população nessa instância. Esta é a participação popular que nós acreditamos e que tanto defendemos”, comentou a vice-prefeita.

Complementando a fala, Dr. Nivaldo enfatizou a importância da defesa do SUS. “Essa conferência é sobre a valorização do SUS. Nós vimos nesta pandemia crescer os números de defensores deste serviço, e se for preciso devemos ir às ruas para isso. O SUS corre perigo, nós precisamos melhorar as políticas públicas de saúde, melhorar o financiamento desse sistema tão necessário”, finalizou o prefeito.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Cesar Iury