Semana Nacional da Leishmaniose Visceral reforça a necessidade de prevenção e controle da doença

No mês de agosto, é iniciada a Campanha de Prevenção e Controle de Leishmaniose Visceral. A semana de conscientização acontece entre os dias 10 e 17 com o objetivo de realizar ações educativas para levar conhecimento à população sobre a transmissão e prevenção à doença.

A Leishmaniose Visceral afeta animais e seres humanos e é causada pelo protozoário do gênero Leishmania sp e transmitida pelo inseto vetor flebotomíneo, conhecido como mosquito palha. Não é contagiosa, isto é, não se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas.

Desta forma, a transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. O animal hospedeiro, que comumente são cães de áreas urbanas, é picado pelo mosquito palha que, caso infectado, pode transmitir a doença para os humanos ou cães próximos.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Quase todos os casos de leishmaniose visceral em humanos iniciam com febre superior a 38ºC que se mantém por várias semanas. Outros sintomas incluem, inchaço da barriga, ínguas doloridas, perda de peso e fraqueza excessiva, manchas escuras na pele e diarreia.

Nos animais, os sintomas são emagrecimento, lesões na face, nariz e patas e crescimento exagerado das unhas.

O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais e, assim como o tratamento com medicamentos, deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde.

A doença é tratável e curável e o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis gratuitamente na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua detecção e tratamento precoce devem ser prioritários para evitar complicações.

Prevenção

Para combater a proliferação do mosquito palha, é necessário manter sempre limpas as áreas próximas às residências e os abrigos de animais domésticos; realizar, periodicamente, a limpeza do quintal, remover resíduos orgânicos em decomposição (fezes dos animais, folhas, frutos, restos de alimentos e outros), fazer a poda de árvores e folhagens. Estes cuidados, além de protegerem contra a leishmaniose também protegem contra outros doenças provocadas pela picada de insetos como Dengue, Zika ou Chikungunya.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).