Franco da Rocha recebe prêmio “Cases Inovadores” por redução nas taxas de mortalidade infantil e materna

Na última sexta-feira (13), Franco da Rocha recebeu do Governo do Estado de São Paulo o prêmio “Cases Inovadores” na área de saúde por registrar redução nas taxas de Mortalidade Infantil e Materna.

A premiação tem como objetivo incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios em áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico.

Franco da Rocha registrava uma taxa de mortalidade infantil de 11,57 em 2019, já em 2020, esse dado caiu para 5,72, tendo uma redução significativa de 50%.
O município foi premiada tendo como principal protagonista o Caderno de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-Natal, Parto e Puerpério da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Saúde.

O Caderno de Atenção foi um projeto elaborado em 2017 junto aos profissionais da rede de saúde por meio da implantação das linhas de cuidado, uma estratégia de condução na organização dos serviços de saúde e a relação entre eles.

O caderno vem desde então sendo material de estudo em oficinas de saúde para os profissionais da rede, com o objetivo de apoiar a conduta do profissional reforçando os principais temas da saúde reprodutiva. Vale ainda destacar que o material é permanente e fica nas unidades de saúde disponível aos profissionais.

Com essa premiação, Franco da Rocha vai receber R$ 350 mil, por meio de convênios a serem celebrados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Esses convênios podem ser usados em obras de infraestrutura urbana ou na reforma de equipamentos públicos.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Governo do Estado de São Paulo