Alunos da Emeb Palmiro Gaborim participam de plenária do PPA Curumim e ajudam a estabelecer metas para o bairro onde vivem

Alunos da Emeb Palmiro Gaborim, localizada no bairro Mato Dentro, participaram nesta terça-feira (24), de uma plenária do Plano Plurianual Participativo, o PPA Curumim. A atividade, que já é realizada com os moradores para incentivar a participação dos cidadãos na construção do futuro da cidade, também é levada aos pequenos franco-rochenses para que, desde cedo, exerçam a cidadania e sejam ouvidos pelo poder público.

Veja fotos do evento.

O prefeito Dr. Nivaldo Santos, a vice, Lorena Oliveira, e a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim participaram da reunião acompanhados pela diretora, Silmara Soares, por professores e outros funcionários da unidade escolar.

Na abertura da plenária, o aluno Gabriel, de 9 anos, perguntou ao prefeito como seria a escola dos seus sonhos e pediu que a vacina contra a Covid-19 chegasse logo às crianças menores. Em resposta, Dr. Nivaldo explicou que a vacina está sendo estudada e testada para ser aplicada com segurança em crianças, mas até que seja autorizada a aplicação, todos devem continuar se cuidando, utilizando máscara, evitando aglomeração e higienizando as mãos.

“A escola que eu desejo é aquele espaço onde vocês possam aprender, se divertir, fazer amizades, que se sintam bem e que sejam preparados para o futuro, claro, com todo o suporte que nós possamos oferecer a vocês, aos pais e a todo o bairro do Mato Dentro”, respondeu Dr. Nivaldo.

Em seguida, Lorena Oliveira explicou sobre o trabalho da vice e do prefeito e ouviu pedidos de construção de mais áreas de lazer no bairro, ampliação de horário nas linhas de ônibus, pavimentação de novas ruas, implantação de um abrigo de animais na cidade e muitos pedidos para construção de um parquinho na escola.

“Estou muito feliz por conhecer os novos sonhos de vocês, assim como fizemos quatro anos atrás. Agora, vamos olhar para o futuro e tentar incluir as solicitações de vocês no planejamento que estamos fazendo para Franco da Rocha”, disse a vice.

Cumprindo metas e construindo novos planos

Durante o evento, a diretora Silmara relembrou a primeira edição do PPA voltado às crianças, que ocorreu em 2017 e cujo foco principal dos alunos foi o pedido de reforma da escola. Com a solicitação atendida, a Palmiro Gaborim ganhou uma cara nova e os alunos contam hoje com um prédio reformado e ampliado, totalizando 740 metros quadrados de área, com cinco salas de aula, sala de administração, cozinha, zeladoria e banheiros novos. A quadra esportiva recebeu piso novo e reforço de toda a estrutura do telhado.

“Além disso, os alunos solicitaram a pavimentação da rua Antônio Amaro Ortiz, melhorias na Unidade Básica de Saúde do bairro e um parquinho dentro da unidade”, acrescentou Silmara.

A pavimentação já foi concluída e a ampliação do Programa de Saúde da Família auxiliou na melhora do atendimento na UBS. Com isso, o prefeito explicou que, após o término da reforma da escola, será possível instalar brinquedos para que as crianças tenham um espaço completo de lazer e diversão.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury