Encerramento da 12ª Conferência Municipal da Assistência Social apresentou resultados da votação das propostas de trabalho e eixos de atuação para a área

O encerramento da 12º Conferência Municipal da Assistência Social aconteceu na última segunda-feira (30) em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura. O evento apresentou os resultados das votações da votação das propostas de trabalho e eixos de atuação da assistência social no âmbito municipal, estadual e federal.

Participaram da conferência a secretária de Assistência Social Ana Maria Ribeiro, a vice-prefeita Lorena Oliveira, a secretária da pasta de Saúde Thais Rivera, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) Rosenaide Ribeiro e a palestrante Aline Lima.

Abrindo a transmissão, Ana Maria Ribeiro celebrou a participação dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos trabalhadores da área. “Abrir espaços de debate em um momento de pandemia como este, é um desafio, por isso realizamos tudo de forma híbrida, presencial e virtual. Mas trabalhamos junto ao Conselho Municipal da Assistência Social e conseguimos ouvir os nossos cidadãos, com isso, tivemos resultados significativos para construção de novas propostas”, disse a secretária.

Iniciada em 12 de julho, a conferência teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e ocorreu em etapas, levando debates descentralizados que discutiram diferentes eixos relacionados à política de assistência social nos 12 equipamentos de assistência do município, como os Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Serviço de Acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), entre outros.

Segundo Rosenaide Ribeiro, os debates tiveram participação expressiva da população, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. “As propostas foram construídas coletivamente e tivemos na plenária de abertura 124 pessoas online, 387 credenciadas para votar as propostas e mais de 200 pessoas participaram dos debates descentralizados. Já na votação efetiva das propostas tivemos 194 participantes. Foram números muito positivos”, concluiu.

Desta forma, a presidente do CMAS apresentou as dez propostas mais votadas para o âmbito municipal, três relacionadas ao âmbito estadual e outras três sobre o âmbito federal. Além disso, foram lidas as moções de repúdio e recomendação e a moção de congratulação aos trabalhadores do SUAS, que permaneceram atuantes durante toda a pandemia a Covid-19.

Em seguida, a secretária apresentou os delegados eleitos pela sociedade civil, os suplentes e os representantes do poder público. Clique aqui para conferir as propostas eleitas, moções e delegados eleitos.

Os resultados obtidos durante a 12º Conferência Municipal da Assistência Social serão levados à Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, de forma virtual.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior