Contrato de iluminação pública é apresentado aos vereadores na Câmara Municipal

Na terça-feira (14), foi apresentado aos vereadores da Câmara Municipal o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) referente ao Luz de Franco da Rocha, consórcio que presta serviços de iluminação pública ao município. A concessão de serviço, que foi assinada em dezembro do ano passado, já está em fase de manutenção de toda a rede municipal de iluminação, tendo como prioridade a necessidade de cada bairro.

O representante de concessão de iluminação, Márcio Pinto estava presente e realizou a apresentação junto à representante do Comitê de Governança Corporativa Katiele Felippe e do verificador independente César Teixeira. Os principais assuntos abordados foram a modernização do parque de iluminação pública onde todos os pontos serão substituídos pela tecnologia de LED, que é algo mais econômico e sustentável. Além disso, foram apresentadas aos vereadores as fases do projeto que visam a expansão dessa tecnologia por toda a cidade e a busca por eficiência energética.

Junto ao plano de modernização, está prevista a implantação do sistema de Telegestão, que funciona junto à luminária do poste. Essa tecnologia permite que a iluminação seja manipulada à distância; a diminuição e o aumento da luz de um poste são exemplos de sua eficiência.

As fases dos projeto

O projeto de iluminação pública de Franco da Rocha possui quatro fases, ele já passou pela fase zero, que consiste na reunião de documentação e aprovações, e agora se encontra na primeira fase, onde acontecerá o processo de transição e manutenção da iluminação por observação, isto é, nos casos em que os munícipes solicitam a troca da iluminação onde há necessidade, além da identificação feita pela própria gestão, sem o requerimento do cidadão. Ao todo, o projeto terá três fases:

Fase 1 – Transição e manutenção da rede municipal de iluminação pública;
Fase 2 – Modernização da rede: implantação de novas tecnologias;
Fase 3 – Operação da rede municipal de iluminação: após a implantação de novas tecnologias, a concessionária deverá realizar a atualização e operação do que já foi implantado.

O prazo para a realização dos serviços pela gestão é de 13 anos e o foco principal é buscar a evolução da cidade com eficiência energética a partir da redução de custos. De acordo com a Coordenadora, Katiele Felippe, é um projeto que vai além de algo técnico, pois trará muitos benefícios para os munícipes: “Focando primeiramente nos locais onde a iluminação se torna uma necessidade, podemos ajudar muitas pessoas em diversos momentos. É um projeto incrível”, comenta a coordenadora.

Texto: Khananda Beatriz – Foto: Orlando Junior