Programa “Mulheres de Peito” inicia exames gratuitos de mamografia em Franco da Rocha

O Programa “Mulheres de Peito”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franco da Rocha, começou na manhã da última terça-feira (21), realizando exames gratuitos de mamografia. A carreta onde são realizados os procedimentos está estacionada dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, atendendo mulheres da região com idade entre 35 e 49 anos, até o dia 2 de outubro.

A iniciativa tem como objetivo alcançar 500 mulheres para incentivar a realização do exame rápido de mamografia. São entregues 50 senhas durante o dia, entre os períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, já aos sábados são distribuídas 25 senhas, das 8h às 12h horas.

As mulheres interessadas em realizar o exame, devem comparecer com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e encaminhamento médico fornecido dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS). Mulheres com idade superior a 50 anos, não precisam da guia fornecida pelo posto de saúde.

Para a franco-rochense, Maria Helena de 66 anos, ações como o projeto “Mulheres de Peito”, agilizam o processo realizado pela equipe médica dentro das Unidades Básicas de Saúde do município, e são sempre de grande importância para diagnósticos que podem salvar vidas. “Apesar de não ter histórico de câncer de mama na família, achei importante procurar pelo atendimento que está disponível. São exames que podem ajudar muitas mulheres desde o início do tratamento. É preciso se prevenir”, declarou.

Os exames de mamografia ou mastografia, são realizados de forma rápida e gratuita, por meio de conversor de imagens e mamógrafo, e podem ser entregues em mãos aos pacientes, ou consultado pela internet após três dias úteis.

A agente de Gestão Pública, Gilmara Oliveira, exalta a ação apoiada pela Prefeitura de Franco, e cita como muitas mulheres da região serão beneficiadas. “Esse programa é de tanta importância que fica difícil mensurar. Um simples exame acaba detectando uma doença grave, que é o câncer de mama. O primeiro diagnóstico é essencial para o início do tratamento”, explicou Gilmara.

Texto: Bianca Monteiro Foto: César Iury.