Unidades Básicas de Saúde promovem palestras com orientações sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos para a população feminina

Seguindo com a programação do mês de outubro preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, foram oferecidas na manhã da última terça-feira (19), palestras sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos para a população feminina de Franco da Rocha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Na UBS da Vila Bela, a palestra foi conduzida pelo médico de família, Dr. Marcos Vinícius, que tratou sobre temas direcionados à saúde em geral, cuidados da mulher, destacando o planejamento familiar, que vai além dos métodos contraceptivos.

Durante a palestra, foi explicado para as munícipes sobre a importância de se programar para uma gestação saudável, incluindo planejamento psicológico e financeiro, evitando assim, uma gravidez indesejada no futuro.

O médico de família também esclareceu dúvidas, sobre os métodos contraceptivos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como preservativos femininos e masculinos, que são essenciais contra doenças sexualmente transmissíveis e opções não-cirúrgicas para a prevenção de gravidez, tal como o dispositivo intrauterino (DIU), a partir das primeiras indicações médicas.

Para o médico da unidade, a campanha “Outubro Rosa”, faz com que questões básicas como as que são tratadas nessas palestras sejam sanadas de forma simples e eficaz. “Nessa época, podemos concentrar e direcionar nossa atenção para a conscientização da mulher. É importante sensibilizar a população, que existem métodos contraceptivos na rede do SUS e para ter acesso a ele, a mulher só precisa marcar uma conversa na Unidade Básica de Saúde mais próxima”, comentou Dr. Marcos

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Equipe da UBS Vila Bela