Casa de Cultura Marielle Franco recebe exposição “Isto não é loucura!’ Somos todos Osório”

A Casa de Cultura Marielle Franco recebeu no última sexta (15), a abertura da exposição “Isto não é loucura! Somos todos Osório”. Inspirada em André Raimundo e Mariana Farcetta, que originam o Ateliê Caderno de Artista, a exposição conta com curadoria da museóloga, Michelle Louise Guimarães, do técnico em museologia Elielton Ribeiro, e André Arruda.

Veja as fotos da abertura.

Os responsáveis pelo o evento agradeceram aos presentes e ressaltaram a importante atuação do médico e crítico de arte, Osório César, na inserção da arte como terapia no Complexo Hospitalar do Juquery, que hoje resultou na criação do Museu de Arte Osório César (MAOC).

O evento contou com a presença do secretário adjunto de cultura, Francisco Thainan, do diretor de cultura e eventos de Franco da Rocha, Marks Oliveira, além da artista e arte-educadora Márcia Silveira, que participa da exposição com 5 esculturas em Papel Machê.

O secretário adjunto, iniciou a mostra elogiando os trabalhos expostos pelos artistas, junto a retomada do programa de exposições realizadas pela a Casa de Cultura. O objetivo da exibição é homenagear o médico e crítico de arte Osório César, utilizando recursos lúdicos e interativos para estabelecer diálogo com a população, especialmente, as crianças e jovens da região.

A exposição foi uma reunião presencial dos Osórios criados e recriados a partir das releituras feitas no contexto do 4° Soy Loco Por Ti Juquery, como forma de homenagem o médico pioneiro na inserção da arte como terapia no antigo Hospital do Juquery, que tem o seu nascimento comemorado no dia 17 de novembro, último dia da exposição, no mês de aniversário da cidade.

Para o técnico em museologia Elielton Ribeiro, a exposição é resultado de muito esforço e dedicação de toda equipe que contribuiu para que o projeto saísse do papel. “Esta exposição integra toda a nossa dedicação em reposicionar as imagens do Dr. Osório César. Sua imagem, não pode cair em esquecimento e deve ser relembrada como um dos pioneiros no estudo das relações entre arte e saúde mental”, comentou.

A mostra ficará disponível para visitação até 17 de novembro, de segunda a sábado das 13h às 18h, na rua Dona Amália Sestini – Centro.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: César Iury