Saiba como doar parte dos impostos e ajudar a garantir os direitos dos idosos e do público infanto-juvenil

O brasileiro pode usar uma de suas principais obrigações a cada ano para fazer o bem, destinando parte do Imposto de Renda para fundos que apoiam idosos e crianças. Essas doações estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No momento da declaração, é possível destinar até 3% para o fundo da criança e mais 3% para o fundo do idoso, com um valor mínimo de R$ 10 e máximo a depender do teto de cada contribuinte.

Segundo a Receita Federal, o objetivo das doações é fazer com que o cidadão contribua com projetos sociais, para ampliar políticas públicas e ajudar a garantir os direitos dos idosos e do público infanto-juvenil.

A auditora-fiscal da Receita, Milena Rebouças Montalvão explica como fazer a doação. “Faça a declaração toda, coloque seus dependentes, alimentandos, pagamentos, como se fosse uma declaração que você faz todo ano. Quando você tiver com a declaração pronta, antes de enviar, já com o imposto a restituir ou a pagar, então você vai passar para a fase da ficha de doações diretamente na declaração, clicar nessa ficha, e aí ela vai abrir duas hipóteses, para fundos da criança e do adolescente ou para fundos do idoso”.

Atualmente, no Brasil, quase 3 mil fundos que apoiam crianças e adolescentes e quase 900 que atuam com idosos estão aptos a receber os repasses dos contribuintes do Imposto de Renda.


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).