Prefeitura, em parceria com a Colepav, realiza ação de conscientização para uma forma de descarte o lixo mais segura para os coletores

A Prefeitura, em uma parceria com a empresa de soluções ambientais e gerenciamento de resíduos, Colepav, está realizando uma ação de conscientização dos munícipes para o descarte correto de lixo. Os principais fatores para a ação é o descarte incorreto de objetos perfurocortantes, produtos químicos e tóxicos e sacolas de lixo extremamente pesadas nos últimos meses.

A Colepav, empresa responsável pela coleta em Franco da Rocha, vem registrando frequentemente casos onde coletores vêm enfrentando situações de risco a saúde por diversos motivos, e o principal caso, são os acidentes com objetos perfurocortantes utilizados em domicílio, como as lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, espetos de madeira, tampas serrilhadas, vidros e lâmpadas quebradas, entre outros objetos com protuberâncias rígidas.

Para que o descarte de lixo perfurocortante seja feito de maneira correta, é preciso que alguns passos sejam seguidos pelos munícipes, mas um fator de extrema importância é o descarte imediato do objeto para que também não ocorra nenhum tipo acidente doméstico. De acordo com a Colepav, existem maneiras corretas para o descartar o lixo, são elas:

1. Materiais que podem ser encontrados na própria residência podem trazer proteção no descarte. Garrafas pet vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser utilizadas como uma forma de proteção dos objetos. Vidros quebrados, por exemplo, podem ser enrolados em um jornal e colocados dentro de uma lata vazia.

2. A sinalização no saco plástico sobre qual o objeto que há dentro e que se trata de um perfurocortante é de extrema importância

O descarte de lixo de medicamentos injetáveis

Para quem faz o uso de medicamentos injetáveis, a recomendação é que o cuidado seja em dobro, devido o risco de contaminação à equipe que coleta o lixo. As dicas para o descarte correto do material são:

1. Descartar em um coletor de lixo adequado para esses objetos e não jogar o material em um vaso sanitário.

2. O ideal é que esses materiais perfurocortantes e contaminantes sejam descartados em coletores específicos que são encontrados nos serviços de saúde, como as caixas de DESCARTEX e DESCARPACK.

3. Se o munícipe não tiver a caixa, também poderá usar os produtos encontrados em domicílio para a proteção do objeto, evitando assim, a contaminação.

É importante também, que os moradores evitem sobrecarregar as sacolas plásticas de lixo para que a equipe de coleta não tenha nenhum tipo de lesão. Também é um pedido da Prefeitura, junto à empresa Colepav, que, se possível, mantenham os portões bem trancados na hora da coleta para que nenhum cão escape e fira um dos trabalhadores.

Texto: Khananda Beatriz – Arte: Dalmir Júnior